segunda-feira, 17 de março de 2008

Especialistas debatem a craniossinostose

Má-formação fetal pode levar à compressão cerebral, à deformidade craniana, à cegueira e até ao retardo mental
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial (SBCC) promove, de 12 a 14 de junho de 2008, o X Congresso de Cirurgia Craniomaxilofacial, sob o tema Trauma no Século XXI. Haverá abordagens específicas aos diferentes profissionais que lidam com trauma e cirurgia de deformidades faciais, tais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neurocirurgiões, ortodontistas, otorrinolaringologistas, cirurgiões plásticos e de cabeça e pescoço, conforme adianta o dr. Nivaldo Alonso, presidente da SBCC.

Além de atualizações em cirurgia do trauma craniomaxilofacial e reconstrução de fraturas da face, terá amplo debate sobre a cirurgia reparadora para craniossinostose. O dr. Gilvani Cruz, professor de cirurgia plástica da Universidade Federal do Paraná e chefe do Departamento de Cirurgia Crâniomaxilofacial da Pontifícia Universidade Católica, abordará o fechamento precoce do crânio ainda na fase fetal, as particularidades do diagnóstico e o tratamento mais adequado.

“A angústia da porção anterior do crânio diminui a circulação sanguínea no local, causando desordem no desenvolvimento cerebral, astigmatismo e outros defeitos no globo ocular”, explica o cirurgião.

Segundo ele, foram cerca de 50 casos operados nos últimos 20 anos, só em Curitiba. “Pode ser um problema isolado ou vir com outras malformações associadas no coração, intestino ou outros membros. O grande problema é a falta de diagnóstico precoce, ainda no pré-natal, levando à cirurgia tardia e a graves conseqüências que podem chegar ao retardo mental”.

O objetivo é compartilhar conhecimentos com médicos de diversas especialidades, como ginecologistas e pediatras, para que possam diferenciar a anomalia de uma simples má postura do feto no interior da barriga da mãe, permitindo que o diagnóstico seja feito até o 6º mês de gestação, em conjunto com o neurocirurgião pediátrico.


OUTROS DESTAQUES

Convidados internacionais, de diversas partes do mundo, como África, América do Sul, Estados Unidos e Europa, e também de diversas especialidades, debaterão temas como anomalias congênitas e tumores, novas abordagens, diagnóstico e tratamento.

Um destaque na área tecnológica é o aparelho que vem sendo utilizado para ressecção de tumores dentro da cavidade cerebral. “A neuronavegação por meio de imagem tridimensional é uma ferramenta altamente moderna, que oferece muito mais tranqüilidade aos profissionais envolvidos em cirurgias de grandes ressecções”, explica o dr. Gilvani.

Curitiba foi a pioneira no Brasil a dispor do equipamento de navegação por meio da computação eletrônica, que hoje já está disponível em cerca de 10 centros de excelência espalhados pelo país. O principal obstáculo é o preço.

Países como Alemanha ou Finlândia são os que têm esta tecnologia bastante difundida. “Nestas nações o equipamento é utilizado em diversos tipos de cirurgia, como a ortopédica. É de grande valia na reconstrução do joelho, por exemplo”.
O X Congresso de Cirurgia Craniomaxilofacial acontece no Maksoud Plaza. Mais informações em http://www.sbcc.org.br/ ou (11) 3341-2980 e 3207-8241.


Trauma no Brasil

O trauma é um grave problema de saúde em todo o mundo. Quando não incapacita ou leva a óbito, afeta severamente suas vítimas deixando seqüelas orgânicas e psicológicas em virtude de danos freqüentemente importantes, em regiões delicadas e de exposição contínua, como a face.

O aumento do número de pacientes com lesões graves na face é muito significativo. Fraturas dos ossos e grandes lacerações de partes moles do segmento facial são as principais ocorrências.


X Congresso de Cirurgia Craniomaxilofacial
Data: de 12 a 14 de junho de 2008
Local: Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150 - São Paulo
Informações: (11) 3341-2980 ou 3207-8241

Acontece Comunicação e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.