terça-feira, 4 de março de 2008

Mistério, suspense e muito mais no livro Amor Vampiro

“Removi as últimas peças de sua roupa e acomodei-me diante do fogo, nu em pêlo e suculento sobre o tapete espesso...”
Sombras e sedução dão a tônica em Amor Vampiro, lançamento Giz Editorial.
A obra, uma coletânea composta por 10 contos de 7 diferentes autores da nova safra da literatura nacional, explora a fundo a temática da Literatura Fantástica e de Terror.
Como o próprio título sugere, os contos seguem um mix de vampirismo com pitadas de amor e sedução. Obviamente não faltam aos textos os elementos básicos da literatura fantástica, como a verossimilhança, a imaginação e o distanciamento da realidade dos homens.
Por todos os textos, além de vampiros e sedução, são destacados pelos autores os detalhes mais precisos da ambientação das tramas, do perfil das personagens, de suas características físicas, dos sons, entre outros detalhes. Tudo isso faz com que a atenção dos leitores fique presa do começo ao final da leitura.
Isto é facilmente perceptível na passagem do conto O outro lado do espelho, de Adriano Siqueira. “...Estava me mordendo, me arranhando. Meu sangue aparecia por todo o corpo e logo em seguida desaparecia, com seu beijo mortal... Ela tinha ficado tão forte quanto eu. Rasgava facilmente os lençóis e as roupas como se fosse papel. Suas mordidas estavam mais fortes, eu gritava em meio à dor e ao prazer.”
Já A Flor do Mal, de Martha Argel, é ambientado na fria Florença, numa época que nos remete à efervescência do Renascimento. A trama retrata o encontro de uma vampira andarilha numa noite com Giuliano Sacchetti. Uma bela trama de paixão e vampirismo. Em A Canção de Maria o autor André Vianco marca o encontro de uma jovem grávida com Ezra, um ressentido lenhador que vive às margens do Rio Jordão. O conto se desenvolve a partir do acolhimento por parte de Ezra da jovem e sua criança.
Ao ler Amor Vampiro percebe-se a qualidade literária da obra, o que explica o motivo do gênero estar em constante evolução no Brasil. Curioso é verificar o quanto esse tipo de literatura é flexível em relação ao espaço/tempo. Também, o belo projeto gráfico nos leva a detalhes únicos a começar pela capa sombria e “sanguinária” escolhida com auxílio dos fãs. Outro destaque é a diversidade de autores que trazem à pluralidade de visões a respeito do tema. Só para se ter uma idéia as formações dos escritores vão desde áreas ligadas à literatura como a contadora de histórias e tradutora Regina Drummond, passando pela bióloga e doutora em ecologia Martha Argel, pelo engenheiro Nelson Magrini chegando até os escritores de literatura fantástica J. Modesto e Giulia Moon.
Mas o que são vampiros?Por definição o Vampiro é um ser mitológico que se alimenta de sangue humano e tem aversão à luz do Sol, ao alho, à água benta e à cruz. São recorrentes em literaturas de terror há muito tempo, talvez os exemplos mais famosos sejam o Conde Drácula do escritor irlandês Bram Stoker e Lestat de Lioncourt da escritora americana Anne Rice. No cinema é inevitável mencionarmos Nosferatu do Alemão F. W. Murnau, uma adaptação da novela de Bram Stoker.
Mas para seus seguidores, vampiros são muito mais que isso. São criaturas fascinantes repletas de mitologias, sedução, poder, escuridão. Enquanto muitos de nós os imaginamos apenas no mundo da ficção, muitos dos aficionados os imaginam nos limites entre realidade e ficção. O jeito de ser do vampirismo assume características góticas e os adeptos dessa cultura fazem do negro sua cor preferida. Várias manifestações culturais abordam o tema como o cinema, a música e principalmente a literatura.
No Brasil esse gênero literário cresce exponencialmente, apesar de seus adeptos parecerem tão obscuros quantos os vampiros propriamente ditos, para a grande mídia. Prova do sucesso do gênero são as vendagens de autores como André Vianco. Cada obra do autor sai de gráfica com tiragem de 15.000 exemplares, sendo que o mais vendido dele Os Sete atingiu a casa dos 50.000 exemplares vendidos. Números expressivos para um país taxado insistentemente como aquele cuja população não lê.
Serviço
Título: Amor Vampiro
Autores: André Vianco, Adriano Siqueira, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon
Editora: Giz Editorial
Formato: 16 x 23 cm;
176 páginas,
R$ 29,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site: www.gizeditorial.com.br
William Lara
(11) 8273-1178
williamlara@trendcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.