Após o sucesso obtido há alguns dias e que resultou na nomeação de novos delegados e escrivães para Araguari e região, o prefeito Marcos Alvim acompanhado pelo vice-presidente da MGS Marlos Fernandes, retornou hoje (31) à capital mineira para uma audiência com o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Entre os assuntos, destaque para o pedido reiterado da elevação da Nona Companhia de Polícia Militar Independente de Araguari à categoria de Batalhão de Polícia Militar.
Na audiência foi entregue um documento assinado pelo chefe do Executivo, pela Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Araguari (ACIA), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por diversas entidades apresentando a justificativa que confirma veemente a necessidade do governo atender ao pleito local.
Marcos Alvim solicitou que o Danilo de Castro atue na viabilização de recursos destinados a infra-estrutura do município bem como o financiamento para desenvolvimento do Distrito Industrial. “O secretário do Estado de Governo entendeu a necessidade do município nestas questões e declarou empenho para que haja liberação de recursos na implantação do batalhão através da intercessão junto ao comando-maior da Polícia Militar do Estado. Além disso, ele se comprometeu no empenho junto ao governador com relação à viabilização de recursos para infra-estrutura do município e para isso, o parecer definitivo deverá ocorrer no final de abril”, informou.
Questionado sobre as justificativas apresentadas para o benefício na área de segurança pública de Araguari, o prefeito reiterou a recente política de fortalecimento e significativos investimentos, neste setor, favorecendo aos municípios de Uberlândia, Patrocínio e Ituiutaba, o que resultou na migração da criminalidade para o elo menos favorecido desta região, no caso, a cidade de Araguari, que está localizada entre essas cidades e a divisa com o Estado de Goiás. “Nossa reivindicação em prol do desenvolvimento da segurança pública de Araguari e micro-região se faz necessária porque com a elevação da Nona Companhia em batalhão poderemos atender com agilidade às cidades de Monte Carmelo, Grupiara, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Tupaciguara e Araporã, além de Araguari”, comentou.
Marlos Fernandes, que está deixando a vice-presidência da MGS motivado por projetos pessoais, salientou a importância do parecer favorável, uma vez que a luta pelo benefício se estende desde 2004. “Desde o início do meu mandato como deputado estadual, entendemos a necessidade da elevação da Nona Companhia em Batalhão. Isso, porque a cidade apresenta diversas estatísticas que compravam a real necessidade já que, além de ocupar a 22ª posição em economia e população do Estado, Araguari teve um crescimento de 71% de criminalidade violenta somente no primeiro bimestre de 2008. É necessário informar também que temos uma população de aproximadamente 110 mil habitantes e que estes, têm cobrado da polícia ações ainda mais eficazes”, frisou.
Presidente da ACIA, o empresário Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva, responsável pela mobilização das demais entidades visando respaldar o pleito do prefeito Marcos Alvim, abordou o resultado da reunião como de significativa relevância. “Vejo como fundamental importância o parecer favorável do secretário Danilo de Castro, uma vez que segurança pública também é um dos principais fatores que possibilitam o desenvolvimento econômico e social, pois os indicadores favoráveis de segurança pública permitem o incremento dos negócios existentes na cidade e estes, por sua vez, fortalecem a capacidade do Executivo na obtenção de novos investimentos em nosso município”, concluiu Nilton Eduardo, acrescentando que a segurança pública é um dos fatores de composição da relação custo-benefício quando da avaliação de qualquer investimento no setor comercial.
31/03/2008
Ana Letícia Castilho
Prefeitura Municipal de Araguari
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br
31/03/2008
Ana Letícia Castilho
Prefeitura Municipal de Araguari
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.