O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauro César Rodrigues, participou sexta-feira (28), de mais um encontro regional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH-Paranaíba). O evento, que foi voltado para representantes de organizações civis e de setores usuários de água (abastecimento humano, irrigação, hidroeletricidade, entre outros), visou informar sobre a bacia, o papel dos comitês e o processo eleitoral do colegiado, cujas inscrições vão até o dia 17 de março.
Desta vez, o encontro aconteceu em Araxá, com a participação maciça de representantes dos estados envolvidos pela bacia do Rio Paranaíba, sendo estes Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais.
Conforme Mauro César Rodrigues, trata-se de um momento salutar já que a proposta foi orientar, envolver e alertar os representantes para o prazo de inscrição para a eleição do CBH-Paranaíba. “As inscrições serão encerradas no próximo dia 17 e isso significa que os interessados devem ter agilidade para que a formação do CBH-Paranaíba ocorra de maneira eficaz. Esses encontros são de suma importância tendo em vista que resultam na conscientização da comunidade do papel desempenhado pelo CBH-Paranaíba, bem como sua representatividade nas esferas municipais e estaduais”, disse.
Segundo ele, o CBH-Paranaíba promove o gerenciamento participativo e democrático dos recursos hídricos visando o melhor uso possível da água na bacia. Por isso, é necessário ainda haver a articulação dos órgãos gestores de recursos hídricos e dos comitês buscando a implementação dos instrumentos de gestão, para que a instalação do comitê resulte na definição de uma proposta sustentável para o funcionamento do órgão. “Cerca de 190 municípios estão envolvidos no projeto que é coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA) e a proposta é de que o CBH-Paranaíba apresente ações concretas que resultem no benefício ao meio ambiente e, principalmente ao Rio Paranaíba”, destacou.
Mauro César Rodrigues disse ainda que o CBH-Paranaíba é considerado um parlamento das águas, onde os representantes do poder público estadual, dos órgãos públicos, dos municípios, usuários e da sociedade discutem todos os assuntos pertinentes à água. “É necessário explicar e esclarecer todas as questões relativas ao assunto, não só para as pessoas diretamente envolvidas como também para as diversas comunidades. Isso, porque a divulgação das ações é salutar no fortalecimento do comitê”, concluiu.
O CBH-Paranaíba será composto por 17 membros do estado Goiás, 16 do estado de Minas Gerais, dois do Mato Grosso do Sul, seis pessoas do Distrito Federal e três integrantes da União definidos pelo Governo Federal.
29/02/2008
Ana Letícia Castilho
Prefeitura Municipal de Araguari
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: (34) 3690-3172/ 3690-3242 / 3690-3054 / 8833-9749.
imprensa@araguari.mg.gov.br
29/02/2008
Ana Letícia Castilho
Prefeitura Municipal de Araguari
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: (34) 3690-3172/ 3690-3242 / 3690-3054 / 8833-9749.
imprensa@araguari.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.