segunda-feira, 10 de março de 2008

Transmissão de cirurgias cardíacas ao vivo é destaque de evento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Os procedimentos serão transmitidos em tempo real para debate e interação dos participantes do Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardíaca

De 18 a 20 de abril, no hotel WCT, em São Paulo, acontece o 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Depois de mais de uma década longe da capital, o evento volta com muitas surpresas. “Uma delas é a realização de duas cirurgias ao vivo, diretamente do Incor, com total interação com o público do WCT, que poderá fazer perguntas e comentários durante os procedimentos”, adianta dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, coordenador do evento.

A primeira delas, uma cirurgia de aorta endovascular, acontece no dia 18. O procedimento é uma alternativa à cirurgia convencional, muito mais simples e rápida. Utilizada para tratamento de aneurismas e doenças obstrutivas das artérias, a cirurgia endovascular é realizada por meio de uma pequena incisão, no lugar da cirurgia de grande porte tradicional. Esta cirurgia será comandada pelo especialista norte-americano dr. Joseph Bavária.

A outra será para tratamento de doença da aorta ascendente, com preservação da válvula aórtica, realizada pelo brasileiro erradicado no Canadá, dr. Tirone David, cirurgião chefe da Universidade de Toronto.

ICC: recordista em internações no SUS
Outro destaque do Congresso é o inédito Curso Internacional de Tratamento Cirúrgico de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). De acordo com o dr. Paulo Pego, a insuficiência cardíaca congestiva é uma das maiores causas de internação no Brasil e no mundo, além de representar expressivo custo para o SUS.
“Mesmo assim, são feitas poucas operações para o tratamento da doença, que tem como grau extremo o transplante. Mas há diversos tratamentos possíveis para evitar o transplante”.
O especialista adianta que já confirmaram participação expoentes nacionais e internacionais, como os doutores Roland Hetzer e Robert Jones, importante autoridade no estudo da formação do cirurgião cardiovascular e de tratamento cirúrgico de ICC.
“O dr. Roland Hetzer possui uma das maiores experiências internacionais em assistência circulatória mecânica e transplante, área que no Brasil precisa urgentemente crescer”.
Mais que atualizar o especialista brasileiro, o curso permitirá a interação entre as diversas áreas da cardiologia, todas ligadas ao tema, tais como clínicos, de biologia molecular e cirurgiões.

Mais informações em http://www.sbccv.org.br ou pelo telefone SBCCV (11) 3849-0341

Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873-6083 / 3871-2331
Chico Damaso ou Monica Kulcsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.