segunda-feira, 21 de abril de 2008

Asma e crianças: cuidado redobrado com a limpeza

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Ataca principalmente as crianças. Muitos fatores podem desencadear uma crise, entre eles: mudanças climáticas, baixa umidade do ar, fumaça de cigarro, poeira, mofo e pêlos de animais. Em casa a limpeza deve ser redobrada, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo.

A asma não tem cura, mas com um tratamento preventivo adequado é possível ter uma qualidade de vida próxima da normalidade. “Agora nas férias, é importante que as crianças brinquem em ambiente saudável, de preferência ao ar livre, com liberdade”, sugere o dr. Bernardo Kiertsman, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e Chefe do Serviço de Pneumologia Pediátrica da FCM da Santa Casa de São Paulo.

O quarto dos pequenos e, se der, os demais ambientes da casa devem ser bem arejados, sem carpetes ou tapetes, com móveis não estofados, e cortinas laminadas ou painéis plastificados, facilmente laváveis. Prateleiras devem ser sempre muito bem limpas, e os armários e estantes, de preferência embutidos, protegidos da poeira. Não se deve usar espanador ou vassoura. Locais atingidos por mofo devem ser tratados com uma solução de ácido fênico a 5%, borrifado, uma ou duas vezes ao mês.

Ainda de acordo com o dr. Bernardo, é necessário evitar ursos de pelúcia e aqueles “cobertorzinhos” pendurados na chupeta; pois eles funcionam como coletores de pó.

A criança asmática, por sua vez, deve evitar aglomerações, odores fortes, e principalmente, fumaça de cigarro. É prudente limpar a casa todos os dias com um pano úmido para deixá–la livre de ácaros e poeira. Atenção também aos produtos de limpeza. Ao contrário do que parece, aqueles que deixam a casa cheirosa não são os mais indicados, pois o excesso de perfume pode levar a uma crise de asma.

O mais importante não é só tratar a crise e cuidar da higiene do ambiente, mas também levar periodicamente a criança asmática ao médico especialista para avaliação e orientação sobre um tratamento preventivo adequado.

Importante

Dr. Bernardo deixa algumas dicas para melhor controle da doença:

- Manter uma alimentação adequada e preferir alimentos leves, como frutas e verduras, ajuda o organismo a ficar saudável e apto a resistir às substâncias que provocam alergia

- A pratica de esportes é muito importante no desenvolvimento da criança, ajuda a fortalecer os músculos do diafragma e a melhorar a respiração, mas para praticar exercícios físicos, a asma deve estar controlada.

- Ao optar por um bichinho de estimação, prefira aqueles sem pêlos ou penas, como peixinhos ou tartarugas.

- Não vista a criança com lã ou linho. Prefira o uso de malha, moletom, nylon e couro.

Assessoria de Imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
Monica Kulcsar
acontececom2@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.