Estudos que beneficiam diretamente a sociedade, com tratamentos eficazes de câncer de pele,
de feridas e de cicatrizes, serão referência no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica
de feridas e de cicatrizes, serão referência no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica
A equipe de Dermatologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentará estudos inovadores para o tratamento de doenças dermatológicas no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que será realizado de 2 a 6 de abril, em Campos do Jordão, reunindo as maiores autoridades nacionais e internacionais da área. As pesquisas inéditas abrangem, dentre outras novidades, o ensino da dermatologia em modelos de terceira dimensão (3D) no tratamento de câncer de pele, a utilização de fios de sustentação no fechamento de feridas, o peeling de fenol (a plástica sem bisturi) e avanços significativos na cirurgia de quelóides (defeitos de cicatrizes que se tornam tumores benignos) e na retirada de cânceres.
“Somos a equipe que apresentará o mais expressivo número de trabalhos neste congresso. São 10% do total de pôsteres do evento”, ressaltou o Prof. Dr. Samuel Henrique Mandelbaum, coordenador da equipe de Dermatologia da UNITAU, que congrega sete professores e quatro residentes da Universidade de Taubaté.
Os estudos serão apresentados no dia 3, no Campos de Jordão Convention Center, e serão transmitidos em um painel de procedimentos ao vivo para todos os congressistas.
Dentre os destaques dos pôsteres, está um modelo de ensino inédito da Dermatologia, com a utilização dos recursos de 3D. Trata-se de um trabalho didático que visa ensinar o futuro dermatologista a operar face em modelos de gesso, recoberto por uma pele artificial. “Imita-se um tumor (câncer de pele) e ensinamos o residente a retirar e depois fechar a ferida operatória, de maneira que se reconstrua a face da melhor maneira estética possível”, explica o Prof. Dr. Érico Pampado De Santis.
Outro trabalho de grande relevância para os avanços da área refere-se a um novo método de fechamento de feridas que, ao invés de fazer o enxerto (retirar pele de um lugar e colocar em cima da ferida operatória) ou o retalho (que é cortar pele ou pedaços de pele ao redor da ferida operatória para conseguir fechá-la), é utilizado ineditamente fios de sustentação que direcionam as bordas da ferida sem ocasionar tensão. “Consegue-se, assim, com estes fios passando por baixo da pele e ancorados em locais firmes da face, fechar feridas dispensando retalhos e enxertos”, conta De Santis.
Quanto ao fechamento de feridas localizadas no peito, a equipe de Dermatologia da UNITAU apresentará um estudo em que esse procedimento não ocasiona as comuns cicatrizes hipertróficas ou quelóides (comuns nesta região), por meio da utilização de um retalho especial que diminui a extensão do corte e fecha a ferida, sem tensão.
Também serão apresentados estudos com tratamentos inovadores de dois dos piores cânceres de pele acometendo dedos, sem a necessidade de amputação dos dedos. Di Santis explica que, nesses casos foram realizadas a extirpação do câncer e manutenção do osso, recobrindo com pele da coxa.
Outro caso de estudo de câncer que será exibido é uma reconstrução nasal, após a retirada do tumor que acometia, praticamente, todo o nariz do paciente. Utilizando pele da testa e da bochecha, a equipe de Dermatologia reconstruiu o nariz do paciente lhe devolvendo o aspecto normal.
Uma cirurgia de quelóide (cicatrizes), que representou um verdadeiro desafio no contexto das cirurgias de pele, será um dos trabalhos apresentados aos congressistas. “Um simples furo de brinco provocou a formação de quelóides do tamanho de um limão e, com a cirurgia, o resultado final foi extremamente favorável sem crescimento de outro quelóide no lugar, considerado o grande problema desta cirurgia”, ressalta o professor.
A equipe de Dermatologia da UNITAU também apresentará um caso de significativo sucesso de utilização do peeling de fenol, na qual a paciente foi submetida há oito anos e sua pele permanece excepcionalmente rejuvenescida.
NOVAS TECNOLOGIAS - As novas tecnologias e suas melhores indicações serão discutidas no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que será realizado em Campos do Jordão e no Hospital Universitário de Taubaté (HUT), nesta semana (2 a 6 de abril). O evento reunirá as maiores autoridades nacionais e internacionais da área, que apresentarão novos lasers – fracionado e outras fontes de luz –, radiofreqüência, infravermelho, terapia fotodinâmica e modernos procedimentos cirúrgicos.
NOVAS TECNOLOGIAS - As novas tecnologias e suas melhores indicações serão discutidas no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que será realizado em Campos do Jordão e no Hospital Universitário de Taubaté (HUT), nesta semana (2 a 6 de abril). O evento reunirá as maiores autoridades nacionais e internacionais da área, que apresentarão novos lasers – fracionado e outras fontes de luz –, radiofreqüência, infravermelho, terapia fotodinâmica e modernos procedimentos cirúrgicos.
Utilizando essas emergentes tecnologias, serão realizados, no HUT, desde lipoaspiração e transplante de cabelo até remoção de tatuagens.
O Congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) com o apoio da Universidade de Taubaté (UNITAU), reunirá cerca de mil participantes, nos cinco dias de duração, para promover a atualização em diagnóstico e tratamentos mais eficazes dos problemas dermatológicos, a cirurgia dermatológica clássica e os tumores cutâneos raros, dentre outros assuntos.
Uma ampla programação, que inclui palestras, exposições e cursos práticos de procedimentos cirúrgicos dermatológicos - Hands-on (HO) e Workshops hands-off (WS), contará com renomados profissionais do País e também convidados internacionais, como Jeffrey Klein (criador da lipoaspiração Tumescente – técnica apontada como a mais segura no mundo), Miguel Sanchez Viera, Ellen Marmur, Andrea Romani, Antonino Di Pietro e Giulio Ferranti.
Os cursos práticos serão realizados na Clínica de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté e, também, no Hospital Sanatorinhos, em Campos do Jordão, com a coordenação da equipe de Dermatologia do HUT, sob o comando do Prof. Dr. Samuel Henrique Mandelbaum, da UNITAU.
Procedimentos dermatológicos - como lipoaspiração, transplante de cabelo, peeling, correção de cicatrizes de acne, fotorejuvenescimento, aplicação de toxina botulínica (botox), remoção de tatuagens e lesões pigmentadas, subscisão (celulite e cicatrizes) e transcisão (estrias), cirurgia oncológica (enxertos) - serão realizados com participantes voluntários.
Os cursos práticos têm o objetivo de orientar os congressistas sobre a melhor tecnologia para cada indicação. As sessões apresentarão mecanismos de ação, indicações, avaliação dos aspectos clínicos (pré e pós- procedimentos), e as vantagens e desvantagens no uso de tais tecnologias. Na discussão, o enfoque será nas questões relacionadas ao custo-benefício e investimentos nesta área, além de mostrar um panorama das tecnologias emergentes.
PROGRAMAÇÃO – As atividades prévias do 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica tiveram início na tarde desta terça-feira, 1º de abril, com reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), no Grande Hotel Senac.
PROGRAMAÇÃO – As atividades prévias do 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica tiveram início na tarde desta terça-feira, 1º de abril, com reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), no Grande Hotel Senac.
Os cursos práticos pré-congresso serão realizados nesta quarta-feira, dia 2 de abril, à partir das 9 horas, ministrados no Hospital Universitário de Taubaté e no Hospital Sanatorinhos de Campos do Jordão.
Também no dia 2, terão início os cursos teóricos pré-congresso, no Campos do Jordão Convention Center, local onde serão realizadas, à partir do dia 3, as discussões dos procedimentos sobre a aplicação de novas tecnologias, a apresentação de eventos científicos, como simpósios, conferências, mesas-redondas, e exposição de pôsteres.
A sessão solene de abertura do evento será nesta quinta-feira, dia 3, às 20h, no Auditório Cláudio Santoro, e o encerramento será no dia 6 de abril, no Campos do Jordão Convention Center, onde será realizada uma assembléia geral da SBCD.
A programação completa do evento pode ser consultada no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica: www.sbcd.org.br/campos2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.