quarta-feira, 2 de abril de 2008

FEI amplia pesquisas em biocombustíveis

Instalação de um avançado laboratório de combustíveis e lubrificantes, no campus SBC, e a formação de um grupo de pesquisas tornam o Centro Universitário referência no setor
De olho no potencial do Brasil na produção de biocombustíveis e em um cenário mundial marcado pela busca de fontes de energia renováveis, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) passa a ter papel fundamental no avanço das pesquisas do setor.
A novidade é o Projeto Biocombustível, único no ABC, que alia o trabalho de pesquisa de um grupo de oito professores e 15 alunos do curso de Engenharia Química à instalação do avançado Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LACOM). Projeto conta com parceria do IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI) e foi desenvolvido no campus São Bernardo do Campo.
O principal desafio do grupo de pesquisadores é identificar as melhores condições para a produção de biocombustíveis de qualidade, considerando sempre fatores importantes como tempo, temperatura e viabilidade do processo. “Nosso objetivo é formar profissionais altamente qualificados na área de combustíveis fósseis e alternativos, assim como prestar serviços à indústria com a transferência de tecnologia”, explica o professor Luiz Carlos Bertevello, coordenador do curso de Engenharia Química da FEI.
Desde 2006, alunos e professores se dedicam aos estudos na área de biocombustíveis. De lá para cá, diferentes matérias-primas para a produção do combustível já foram analisadas, como os óleos de milho, mamona, girassol, soja, além de óleo de reuso (óleo de cozinha) e aproveitamento da gordura do frango e boi.
A partir de 2009, os pesquisadores pretendem atuar também na área de nanocatálise (aplicação de nanotecnologia no processo produtivo do biocombustível) e também na catálise enzimática (uso de enzimas). Entre os resultados obtidos até agora, os óleos vegetais apresentaram melhor rendimento (cerca de 90%), graças à maior facilidade de transesterificação (reação química entre o óleo vegetal e o álcool) em relação à gordura animal, que normalmente apresenta rendimento de aproximadamente 60%.
Laboratório de Combustíveis
- A FEI também passa a ser referência no setor com a criação do LACOM. Além de dar suporte às pesquisas de biocombustível, o laboratório realizará pesquisas e desenvolvimento de tecnologia para a produção de combustíveis e lubrificantes na área de motores de combustão interna, prestará serviços de ensaios e testes de combustíveis e lubrificantes para empresas, por meio do IPEI, e terá papel fundamental na geração de estatísticas e bancos de dados para outros departamentos de ensino da instituição. Instalado no Centro de Laboratórios Químicos do campus SBC, o LACOM conta com equipamentos avançados que dão suporte às análises de ‘Densidade e Viscosidade’, ‘Pressão de Vapor’, ‘Destilação’, ‘Corrosão ao Cobre’, ‘Analisador de Gasolina’, ‘Estabilidade à Oxidação de Gasolina (Método do Período de Indução)’ e ‘Ponto de Entupimento’.
Maria do Socorro Diogo – Juliana Santos - Luciana Silva
PABX (11) 4435-0000 / 7204.1921

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.