segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais de 500 mil participam do aniversário de Brasília

CIDADE COMEMORA 48 ANOS COM ENTREGA DE MEDALHAS AOS PRIMEIROS MORADORES DA CIDADE, SHOWS DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA, CAVALGADA, ENTRE MUITAS OUTRAS ATRAÇÕESBRASÍLIA RECEBE VISITANTES DE TODO O PAÍS
A rede hoteleira de Brasília registra 85% de ocupação, com 20 mil turistas hospedados. Sem contar os demais que ficaram em residências de parentes e amigos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal aproximadamente 500 mil pessoas já passaram pelo evento até às 13 horas.
9h50 - Pioneiros
A cerimônia de troca das bandeiras aconteceu às 9h50 desta manhã, seguida por uma solenidade para a entrega de 300 medalhas em homenagem aos mais antigos moradores de Brasília, que chegaram à cidade antes mesmo de sua inauguração. O governador José Roberto Arruda anunciou na ocasião, a concessão de terras a 92 destes moradores, moradores da colônia agrícola de Vicente Pires, pelo seu exemplo ao preservar o patrimônio nacional e não participarem de grilagem de terras.
A neta de Juscelino Kubitscheck e esposa do vice-governador de Brasília, Anna Cristina Kubitschek, participou da solenidade.
Também estiveram presentes o Senador Marco Maciel e o Ministro das Minas e Energia.
José Ferreira da Silva, de 82 anos, chegou à cidade em sete de setembro de 1957. Carpinteiro, participou da construção da cidade, trabalhando na identificação dos prédios. Hoje, mora em uma cidade satélite de Brasília, Guará, e afirma “faria tudo de novo para ajudar a construir a bela cidade”.
10h - Dom João de Avis celebra missa
Dom João de Avis celebrou, às 10h, uma missa em homenagem ao aniversário de Brasília. O governador, vice-governador, e outras autoridades acompanharam a celebração.
10h30
O Teatro Nacional recebeu aproximadamente 470 pessoas – entre adultos e crianças - para a apresentação da peça “Menino da Lua”, com direção de Miriam Virna. A peça é uma adaptação da obra de Jatques Prévert e conta a história de um garoto órfão que mora com três adultos. Às 14h o público aprecia a peça “Vidro Mágico”.
A estimativa é que mais de 1300 pessoas confiram a apresentação.
11h
Representantes de diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, entre outros, participaram da Cavalgada nesta manhã, em Brasília. O mais jovem representante da atividade é Otávio Leonel Gonçalves Reis, de seis anos, que cavalgou em um mini pônei. O garoto diz que começou aos três e segue a tradição da família. “Não largo por nada”, disse. Sônia Maria de Souza, veio de Vazante, Minas Gerais, em um carro de boi. Ela disse que “espera que a cavalgada traga melhores condições ao homem do campo”. A Cavalgada contou com cerca de 3000 mil cavalos.
11h20
O Governador José Roberto Arruda, o vice, Paulo Octavio e outras autoridades presentes apresentaram ao público um relógio que fará a contagem regressiva para os 50 anos de Brasília. O relógio, localizado na Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental, em frente à torre de TV, marca 730 dias para a data.
Show do RBD atrai jovens
Centenas de jovens estão reunidos na Esplanada dos Ministérios para curtir o show do grupo Rebelde, o RBD, esperado para as 15 horas. Alguns adolescentes, inclusive, montaram acampamentos no local para tentar chegar mais próximo possível dos seus ídolos.
Natasha Machado, de 18 anos, por exemplo, está acampada desde sábado na Esplanada, munida de cobertor, barraca e outros apetrechos para ficar à vontade enquanto aguarda o tão esperado show.
Crianças aprendem com o Exército
Na tenda do Exército Brasileiro, a criançada aprende noções de higiene bucal e se diverte visitando um tanque de guerra.
BRINQUEDOTECA
Pintura no rosto, dominó, baralho e jogos de salão entretém a garotada presente na festa. Uma das atrações mais disputadas é o Mundo Encantado do Sesinho com jogos interativos, multimídia, destinados a crianças com 4 a 6 anos.
CORPO DE BOMBEIROS dá lição para garotada
Membros do Corpo de Bombeiros estão ensinando a garotada a reconhecer os diversos órgãos do corpo humano e quais são os principais equipamentos utilizados em emergências e resgates.
SEGURANÇA REFORÇADA
Cerca de 2400 policiais se revezam em três fases (6h-13h, 13h-9h e 18h até o término do evento) para garantir a segurança de todos que participam da mega festa.
BASQUETE DE RUA
Apresentações de basquete de rua acontecem às 14h. Na seqüência, às 16h, time de AND 1 do Brasil enfrenta o time norte-americano.
FUZILEIROS NAVAIS chegam à Brasília após 1200 KM de caminhada
Cerca de 230 fuzileiros navais caminharam 1200 quilometros em 22 dias, partindo do Rio de Janeiro e chegando à Brasília hoje, em uma homenagem à cidade.
Apenas uma mulher – a oficial Sônia – integrou a equipe que contou ainda com o apoio de outros profissionais, totalizando 450 pessoas na empreitada.
ESQUADRILHA DA FUMAÇA BRASILEIRA SE APRESENTA NO CÉU DE BRASÍLIA
Em comemoração aos seus 48 anos, Brasília será homenageada pela Esquadrilha da Fumaça a partir das 14h30 de hoje. A apresentação vai durar 40 minutos e sete aeronaves farão exibições tradicionais, como torção (seis aeronaves fazendo vôos invertidos), espelhão (3 vôos normais e 3 vôos invertidos), coração, parafuso vertical ascendente (aquela que o avião começa a rodar e parece que está caindo), entre outras.
Será a última exibição do capitão Costa Matos, que está se aposentando.
A Esquadrilha da Fumaça Brasileira, que completará em 14 de maio 56 anos, conta com 12 aeronaves e tem sua sede em Pirassununga, São Paulo. (Leia nota de esclarecimento da Esquadrilha da Fumaça sobre este parágrafo, enviada em 23 de abril)
NÚMEROS DO EVENTO
Cerca de 15 mil pessoas acompanharam as partidas realizadas nesta manhã, na Arena do Vôlei.
O Circo do Sesi recebeu quase 4 mil pessoas, sendo considerado uma das atrações mais requisitadas do stand. Os Brinquedos Infláveis também contaram com um bom público: 2953 pessoas. Ao todo, 11.175 pessoas participaram das 12 modalidades de atrações do stand do Sesi e a estimativa é somar 50 mil pessoas até às 17 horas de hoje.
Brasiliatur
Luiza Mello
61.9944.0734

Approach Gestão de Informação
Luciana Pereira – (61) 7813-0423
Deborah Castro – (11) 9976-3642
Camila Orantes – (11) – 9601-0699

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.