quarta-feira, 23 de abril de 2008

Prefeitura realiza primeira etapa do projeto Araguari contra a Dengue

Em coletiva, prefeito e secretária de Saúde adiantam programação da ação Araguari contra a dengue - Foto: Assessoria de Imprensa


As escolas do município fazem parte da primeira ação do mutirão de combate e prevenção à dengue

A Prefeitura de Araguari, por meio da coordenação da Secretaria de Saúde, executará amanhã (23), a primeira ação da iniciativa intitulada “Araguari contra a Dengue” nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade que objetivará a redução do índice de infestação larvária do Aedes Aegypti.

As atividades propostas nesta primeira ação são focadas na limpeza das vias adjacentes das escolas, palestras e projetos com a utilização de cartilhas educativas, mutirão de limpeza nas escolas, visita de alunos nas residências, passeata com cartazes e balões, pedágio de conscientização, faixas, entre outros.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Regina Vilela da Silva, a proposta é reduzir ao máximo os potenciais criadouros do mosquito utilizando como pilares a ação conjunta com a comunidade para reduzir as possibilidades do surgimento de casos da doença. “Na verdade este será apenas o primeiro momento do Mutirão Araguari contra a Dengue. O segundo momento será no próximo dia 30, quando as equipes da Prefeitura, apoiadas por centenas de voluntários, irão trabalhar a conscientização como melhor forma de prevenção e combate aos focos do mosquito nos 23 bairros da cidade e distritos”, disse.

Além da prefeitura, a ação terá apoio de diversos órgãos e instituições, entre eles, o 11º Batalhão de Engenharia de Construção (BEConts), a Nona Companhia de Polícia Militar Independente, o Rotary Clube e outros parceiros da iniciativa privada.

A secretária reitera que os materiais a serem recolhidos serão os recipientes plásticos, as garrafas descartáveis e de vidro, as latas, os pneus, os plásticos e as lonas. “Ocorre que 90% das pessoas afirmam conhecer bem os métodos de prevenção, só que 55% acredita que o problema está na casa do vizinho. As estatísticas revelam que 80% dos criadouros estão nas residências, ou seja, é necessário esclarecer a todos sobre os potenciais criadouros do mosquito”, ressaltou.

O prefeito Marcos Alvim disse que este é um dos maiores programas de combate à dengue na região. “É muito importante mobilizarmos a comunidade para conhecer e combater o problema da dengue. Por isso, teremos três ações: a primeira que envolverá os alunos de todas as escolas; a segunda, que será ainda maior, que será através da limpeza de todos os bairros do município; e, a terceira que será no próximo dia 03, com uma ação global intitulada Integração e Cidadania, onde haverá emissão de carteiras de identidade, vacinação, exames, entre outras diversas atividades em frente ao Palácio dos Ferroviários”, informou.

O Mutirão contra a dengue terá a participação das secretarias de Obras, Trabalho e Ação Social, Gabinete, Serviços Urbanos, Administração, Educação e Superintendência de Água e Esgoto (SAE).

22/04/2008
Ana Letícia Castilho
Prefeitura Municipal de Araguari
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.