KAIZEN Games comemora um ano da Mainland Brasil, porta de entrada nacional para o Second Life
Novas parcerias e serviços especialmente criados para os empreendedores marcam o início de uma nova fase no metaverso brasileiro.
Abril de 2008 – Abril é um mês especial para o Second Life, universo tridimensional virtual criado em 2003 pelo norte-americano Philip Rosedale. A Mainland Brasil completa seu primeiro ano de atividade.
Novas parcerias e serviços especialmente criados para os empreendedores marcam o início de uma nova fase no metaverso brasileiro.
Abril de 2008 – Abril é um mês especial para o Second Life, universo tridimensional virtual criado em 2003 pelo norte-americano Philip Rosedale. A Mainland Brasil completa seu primeiro ano de atividade.
Graças à iniciativa da KAIZEN Games, o Brasil é o primeiro e único país do mundo a ter uma porta de entrada exclusiva no Second Life. Em parceria com o iG, a KAIZEN Games tornou-se pioneira na implantação do Second Life Global Provider, programa que permite aos brasileiros vivenciarem o metaverso sem a barreira da língua e fazendo transações comerciais em reais. “A Mainland Brasil teve grande repercussão, atraindo atenção até mesmo no exterior, e tornou-se a comunidade que mais cresce no mundo”, afirma Maurílio Shintati, CEO da KAIZEN Games. A experiência está sendo tão bem sucedida que outros países, como a Coréia do Sul, estão pensando em adotar o modelo brasileiro.
Apesar da pouca idade, a Mainland Brasil já está em fase de amadurecimento. “Ao longo desse primeiro ano, acompanhamos e analisamos as expectativas dos nossos residentes e as possibilidades de negócio e, por isso, estamos implementando mudanças e novidades que visam reforçar e profissionalizar a presença brasileira no metaverso”, explica Shintati.
Novas parcerias
Recentemente, a empresa criou uma nova unidade de negócios, a KAIZEN Pictures, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento de conteúdos e empreendimentos digitais na Mainland Brasil por meio de acordos entre empreendedores e produtoras do Second Life. A primeira parceria já foi firmada: a Ops! Alcântara Machado Publicidade de Comunicação Digital, que levará a experiência das feiras do mundo real para o metaverso. A idéia é criar versões digitais de feiras e eventos de forma que os seus participantes possam visitá-las também no universo virtual, ampliando e reforçando o contato com os expositores.
Outra parceria que já está rendendo frutos é com a Fecomércio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Num projeto colaborativo, a KAIZEN Games, o iG e a Fecomércio desenvolveram o “Second Life Passaporte”, uma cartilha que contém orientações para empresas que estão interessadas em ingressar na Mainland Brasil e que está disponível no site da entidade (www.fecomercio.com.br). A cartilha ressalta os diferenciais do Second Life, principalmente a existência de uma moeda própria e a possibilidade de total interação entre os residentes (avatares), bem como a necessidade e planejamento estratégico.
No segmento acadêmico, a KAIZEN Games e o iG estão implementando cursos de qualificação no desenvolvimento de aplicações e empreendimentos no Second Life, através do Projeto Cidade do Conhecimento 2.0, certificados pela Universidade de São Paulo e por muitas outras universidades que já integram o projeto. Os cursos devem ter início no mês de maio e, em breve, os projetos para a incubadora poderão ser enviados para avaliação. Nesse ano, a Cidade do Conhecimento firmou parceria com outras instituições japonesas e realizará uma homenagem aos cem anos da imigração em uma ilha exclusiva, que contará com conteúdos e eventos ligados à Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
A mais recente novidade para a comunidade do Second Life no Brasil é a parceria da Mainland Brasil com uma empresa de telecomunicações de serviços para celulares. Diversos conteúdos e serviços estarão disponíveis, em breve, para os residentes da Mainland Brasil. Além de uma sala de chat, wall papers e vídeos para download, os usuários poderão receber boletins diários a respeito do metaverso e acompanhar, ao vivo, o que está acontecendo de melhor no mundo do Second Life, através do streaming de vídeo. Na segunda fase do projeto, o usuário da Mainland Brasil poderá, ainda, enviar SMSs e participar de chats com outros usuários da operadora a partir do próprio Second Life.
“A KAIZEN Games pretende, com essas novas parcerias, criar referências para o mercado brasileiro a respeito das infinitas possibilidades que o Second Life oferece, como precursor da próxima geração da internet, a internet tridimensional”, anuncia Shintati.
Novo website
Para facilitar as atividades de empresas e empreendedores dentro do Second Life, a KAIZEN Games acaba de lançar também um novo site. Agora, o usuário pode trocar os Linden Dólares (a moeda do metaverso) por reais, o que viabiliza totalmente a realização de negócios na Mainland Brasil, já que o lucro obtido virtualmente pode ser transferido para o mundo real. Além disso, há um sistema exclusivo de publicidade online e in-world, onde os residentes podem anunciar os seus produtos e empreendimentos na Mainland Brasil, e um market place para a comercialização de ilhas e terrenos dos empreendedores virtuais do Second Life.
Expectativas para 2008
Com esse conjunto de iniciativas, a KAIZEN Games está estabelecendo bases sólidas para a continuidade da Mainland Brasil. “Não estamos preocupados em contabilizar avatares, mas sim em oferecer conteúdos, serviços e ferramentas que proporcionem aos nossos usuários uma experiência virtual que corresponda às suas expectativas e que lhes permita explorar todas as possibilidades que o metaverso oferece. Esperamos que, num futuro próximo, tenhamos um avatar brasileiro milionário, a exemplo da chinesa Anshe Chung, que faturou o seu primeiro milhão de dólares no ano passado”, afirma Shintati.
Novo website
Para facilitar as atividades de empresas e empreendedores dentro do Second Life, a KAIZEN Games acaba de lançar também um novo site. Agora, o usuário pode trocar os Linden Dólares (a moeda do metaverso) por reais, o que viabiliza totalmente a realização de negócios na Mainland Brasil, já que o lucro obtido virtualmente pode ser transferido para o mundo real. Além disso, há um sistema exclusivo de publicidade online e in-world, onde os residentes podem anunciar os seus produtos e empreendimentos na Mainland Brasil, e um market place para a comercialização de ilhas e terrenos dos empreendedores virtuais do Second Life.
Expectativas para 2008
Com esse conjunto de iniciativas, a KAIZEN Games está estabelecendo bases sólidas para a continuidade da Mainland Brasil. “Não estamos preocupados em contabilizar avatares, mas sim em oferecer conteúdos, serviços e ferramentas que proporcionem aos nossos usuários uma experiência virtual que corresponda às suas expectativas e que lhes permita explorar todas as possibilidades que o metaverso oferece. Esperamos que, num futuro próximo, tenhamos um avatar brasileiro milionário, a exemplo da chinesa Anshe Chung, que faturou o seu primeiro milhão de dólares no ano passado”, afirma Shintati.
Sobre a KAIZEN Games – Unidade de negócios de entretenimento da Kaizen Corp, a KAIZEN Games iniciou sua atuação em 2004 com o Portal UGO (www.ugo.com.br), primeiro provedor de Internet com conteúdo exclusivamente dedicado aos games. Também é da KAIZEN Games o Priston Tale, MMORPG gratuito e apontado como um dos dez melhores de todos os tempos, e o MMOG Audition, nº 1 do ranking na China, com mais de 100 milhões de jogadores. Em 2006, firmou acordo com a Linden Lab, tornando-se a primeira Second Life Global Provider do mundo, e detentora da licença para publicação do Second Life na América Latina e demais países de língua portuguesa e espanhola. www.kaizengames.com.br.
Sobre a Mainland Brasil - Espaço pioneiro da implantação do programa Second Life Global Provider, é o território brasileiro no Second Life e uma das maiores comunidades do metaverso. (www.mainlandbrasil.com.br).
Sobre o iG - O iG, líder absoluto no acesso residencial à internet no Brasil, integra o Internet Group – operação de internet da Brasil Telecom que abrange ainda o iBest e o BrTurbo. Juntos, os três portais somam cerca de 1,3 milhão de assinantes de Banda Larga e quase 4 milhões de clientes de acesso discado. Ao todo, são mais de 8 milhões de contas de e-mails. Suas páginas recebem mais de 20 milhões de visitantes únicos/mês. Desses, 11,4 milhões são visitantes residenciais e os restantes se dividem entre acessos do trabalho, das escolas e universidades e dos locais públicos.
Rosa Arrais Assessoria de Comunicação
Janaína Azzoni (MTb 46.219) – janaina@rosaarrais.com.br
Rosa Arrais (MTb 20.425) – rosa@rosaarrais.com.br
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