segunda-feira, 7 de abril de 2008

Secretaria de Cultura abre inscrições para o 1º Festival Paulínia de Cinema

Premiação honorífica, mostras competitivas, cursos, debates, seminários e exposições estão entre as atividades do festival de cinema
A Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Cultura, abre as inscrições para o 1º Festival Paulínia de Cinema, que será realizado de 5 a 12 de julho, no Theatro Municipal de Paulínia. Presidido pela Secretária de Cultura do município, Tatiana Stefani Quintella, e que terá como diretor e curador o crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, o festival contará com premiação honorífica, mostra competitiva em 35mm e digital, cursos, debates, seminários, mostra de filmes, exposições, lançamento de catálogos, entre outras atividades.
Serão premiadas obras do audiovisual pela comissão do júri em três categorias: Prêmios oficiais, Prêmios do Júri Popular e Prêmios Especiais. Poderão se inscrever, obras cinematográficas e videofonográficas produzidas por brasileiros a partir de janeiro de 2006, que permaneçam inéditas na Região Metropolitana de Campinas. Entre as categorias concorrentes estão: melhor filme; diretor; ator e ator coadjuvante; atriz e atriz coadjuvante; roteiro; fotografia; montagem; som; direção de arte; trilha sonora e figurino.
Segundo a Secretária de Cultura Tatiana Stefani Quintella, o Prêmio Paulínia do Cinema, do Audiovisual e das Comunicações será entregue com o intuito de incentivar e reconhecer o mérito da produção cultural de cinema nas áreas de cinema, vídeo, televisão, rádio e novas mídias. “A escolha das obras se dará por um comitê composto de 11 integrantes de entidades representativas de produtores, jornalistas, cineastas, artistas, distribuidores, programadores e exibidores da área do audiovisual, contanto que não tenham ligação com nenhum dos títulos inscritos. Os escolhidos receberam o troféu “Menina de Ouro” e premiação em dinheiro que pode chegar a R$ 60 mil”, explica Tatiana.
Além disso, será realizada uma mostra competitiva de curtas metragens regionais, longas-metragens de ficção e documentários e novos roteiros. “Será mais uma forma de incentivar o desenvolvimento de novos talentos na região”, completa a Secretária de Cultura. As inscrições das obras serão até o dia 30 de maio e dos novos roteiros até 30 de abril. A ficha de inscrição e regulamento estará disponível na Coordenação Geral do Festival, na Secretaria de Cultura de Paulínia e no site www.pauliniamagiadocinema.com.br

Paulínia: Magia do Cinema - O "Pólo Cultural e Cinematográfico Paulínia - Magia do Cinema" é composto por quatro estúdios cinematográficos, pelo Museu da Imaginação - Centro Nacional de Cinema, Rádio, Televisão e Mídias e pela Escola Magia do Cinema, que oferece cursos e oficinas permanentes de treinamento em parceria com o Senac e a FGV, além de escritórios para produtoras de cinema. A prefeitura regulamentou lei que cria um Fundo de Fomento à Produção Audiovisual, com a concessão de incentivos fiscais municipais para produtoras de cinema e receita estimada de R$ 5 milhões ao ano e realiza anualmente a Mostra Paulínia Magia do Cinema destinada à população. O Theatro Municipal de Paulínia será inaugurado no 1º semestre de 2008. A primeira produção de "Paulínia Magia do Cinema" foi o filme Topografia de um Desnudo, dirigido por Teresa Aguiar e com elenco liderado por Lima Duarte, José de Abreu, Ney Latorraca e Gracindo Júnior. Em julho de 2007, nove produções cinematográficas foram selecionadas para receber os subsídios municipais: Antes da Noite, de Toni Venturi, Budapeste, de Walter Carvalho, Condomínio Jaqueline, de Roberto Moreira, Hotel Atlântico, de Suzana Amaral, Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira, É Proibido Fumar, de Anna Muylaert, Topografia de Um Desnudo, de Tereza Aguiar e Vida Invertida, de Silvio Tendler e José de Abreu.

Município de Paulínia - Fundado há 43 anos, tem 70 mil habitantes e está localizado no nordeste do estado de São Paulo, a apenas 118 quilômetros da capital. A cidade de Paulínia é o maior pólo petroquímico da América Latina e possui a segunda maior renda per capita do estado de São Paulo.

Marcos Brolia
Unidade de Negócios de Cultura e Entretenimento
Fundamento Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.