segunda-feira, 7 de abril de 2008

Secretaria de Saúde amplia faixa etária para medicamento em casa

De acordo com o secretário João Franco, a meta é atender em breve os usuários com idade acima de 60 anos

A Secretaria de Saúde inicia uma nova fase na entrega de medicação para pessoas que fazem uso contínuo de remédios. Até agora, o município entregava no domicílio medicamentos para pessoas com idade acima de 80 anos, portadores de necessidades especiais, acamados, pacientes com dificuldades de locomoção, e pacientes de 11 asilos. “Agora, pessoas que têm também idade acima de 70 anos vão receber em casa seus medicamentos”, garante o secretário de Saúde, João Franco.
De acordo com ele, ao inscrever um cidadão em um programa de doenças crônicas, a Secretaria Municipal de Saúde assume o compromisso da integralidade de sua assistência, inclusive a garantia de fornecimento ininterrupto e gratuito dos medicamentos necessários à manutenção do controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e glicemia. “Infelizmente, são muitas as limitações que dificultam que esse controle seja feito, sendo o principal motivo a descontinuidade do tratamento farmacológico por parte dos pacientes. Por isto, temos que monitorar, e também aumentar a faixa etária para entrega, a fim de que este tratamento não seja interrompido”, pondera.
Visando a abranger todas estas pessoas, o Projeto Remédio em Casa começa a atender usuários do SUS na faixa etária maiores de 70 anos, num processo contínuo até que se chegue aos 60 anos. O secretário de Saúde, João Franco, observa que este processo permite toda comodidade e conforto aos seus beneficiários que precisam tomar diariamente seus remédios controlados, bem como liberar os beneficiários, para que em seu tempo livre, possam freqüentar grupos educativos, de atividade física, ou serem atendidos por psicólogos, assistentes sociais, dentre outros membros da equipe multidisciplinar dos Programas de Saúde.

Expectativa - O secretário de Saúde, João Franco, objetiva a atender cerca de 16 mil usuários na faixa etária de 60 a 69 anos; aproximadamente 8 mil usuários com idade 70 a 79 anos, e em torno de três mil idosos acima dos 80 anos. “Por enquanto estaremos atendendo somente o que já tínhamos, ou seja, pessoas com idade acima de 80 anos, e agora, com a ampliação, usuários de medicamentos com idade acima de 70 anos. Mas em breve, pessoas com idade acima de 60 anos também irão receber em suas casas seus medicamentos”, garante.

Prefeitura Municipal de Uberaba
Thereza Cristina – Pituca
Departamento de Comunicação (07-04-2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.