Ganepão 2008
O III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBN) e Internacional Conference of Nutritional Oncology (ICNO) acontecem simultaneamente em São Paulo, de 18 a 21 de junho de 2008, junto com o Ganepão 2008, um dos mais importantes eventos de nutrição da América Latina. O palco será o Centro Fecomércio de Eventos, e o tema central o “Câncer, Inflamação e Caquexia: da Teoria à Prática”. Um dos temas em debate será o câncer de pele, o mais comum no mundo inteiro, tanto em homens como em mulheres. É responsável por cerca de 25% dos casos de cânceres.
De acordo com o dr. Robson Freitas de Moura, especialista em terapia nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral (SBNPE) e cancerologista pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), pesquisas buscam esclarecer quais os benefícios e prejuízos que a vitamina D pode trazer para o combate ao câncer. O sol é indispensável à vida, a exposição moderada induz a formação de pró-vitamina D (1,25 hidoxi vitamina D). Esta vitamina ativa os mecanismos de absorção de cálcio e fosfato no intestino delgado, regulados pelo hormônio paratireoidiano, além disto também retarda a proliferação celular e promove a diferenciação de epitélios (pele), porém, em excesso é o fator importante para o câncer de pele.
Para discutir o tema, no segundo dia do congresso, 19 de junho, o oncologista dr. Robson Moura e a nutróloga Gertrudis Baptista, Mestre e Professora Titular da Universidade Central da Venezuela e Ex-Presidente da Sociedade Venezuelana de Nutrição Parenteral e Enteral, participarão do painel Pontos de vista, visando a apresentar as novidades sobre os efeitos do sol e da vitamina D, e a relação com o câncer de pele.
O assunto é de enorme relevância, tendo em vista que em cada dez pessoas com câncer, três são de pele. No Brasil a previsão para 2008 é a de que sejam diagnosticados 400 mil novos casos de câncer, sendo 100 mil em pele.
Câncer de pele
Há três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o mais comum, representando 75% da doença. O carcinoma epidermóide equivale a 20%. E o melanoma maligno, o mais agressivo dos três e com alta mortalidade, 3%. A exposição ao sol é o principal fator de risco. Quanto mais clara a pele, maior é chance de câncer. Segundo o dr. Robson Moura, 80% dos casos da doença são de pessoas com peles e olhos claros. No Brasil, mesmo com a miscigenação, a proporção é a mesma.
O ideal é se proteger do sol e evitar o horário entre as 10h e 16h, período em que as radiações solares estão intensas, além de usar protetor solar. A partir dos 40 anos de idade, os exames devem ser realizados com frequência. Quando houver uma lesão com sangramento e sem cicatrização durante 30 dias, procure um dermatologista ou cirurgião. Outro item importante é a alimentação saudável e o consumo de frutas e verduras, excelentes nutrientes para a proteção a doenças cancerígenas.
O evento é direcionado a médicos de diversas especialidades, como oncologistas, nutrólogos, cirurgiões, entre outros, além de acadêmicos, nutricionistas e demais profissionais de saúde que atuam na assistência ao pacientes com câncer.
Inscrições e mais informações em www.ganepao.com.br, ganepao@ganep.com.br ou no telefone (11) 3284-6318, ramal 116.
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, Internacional Conference of Nutritional Oncology e Ganepão 2008
Data: 18 a 21 de junho de 2008
Local: Centro Fecomércio de Eventos
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista - São Paulo - SP
Informações: www.ganepao.com.br, ganepao@ganep.com.br ou no telefone (11) 3284-6318, ramal 116.
Assessoria de Imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
Cíntia Gomes ou Monica Kulcsar
acontececom4@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.