quarta-feira, 2 de abril de 2008

Uma Viagem ao Centro da Terra

Projeto Xerimbabo abre inscrições para seminários
Seiscentos educadores e funcionários de Empresas locais estão convidadospara uma viagem à sustentabilidade por meio dos Seminários de Educação Ambiental do Projeto Xerimbabo de 2008.
Eles acontecerão no Parque Zoobotânico da Usiminas, espaço natural de 186 hectares, entre os dias 22 a 28 de abril, com oficinas e palestras acerca do tema: "Viagem ao Centro da Terra - do minério ao aço".
As inscrições estão abertas desde o último dia 10 de março e seguem até o preenchimento das vagas. Uma viagem lúdica e imaginária ao centro da Terra, desde a formação do planeta, passando pelas Idades da Pedra, do Bronze e do Ferro até os dias atuais, contextualizada com a realidade em que vivemos. Os organizadores do evento contam que desde épocas remotas os seres humanosrecorreram a fantasias, teorias extravagantes e mitos para explicar aformação da Terra. Erupções vulcânicas, explosões, terremotos e outrasmanifestações na superfície terrestre abriram campo a diversas suposições.Por esta razão, antigamente muitas eram as perguntas acerca da Terra: "O que haveria no seu interior? De que seria formado o seu núcleo?"
Questões que só foram respondidas após o século XIX com o desenvolvimento da geologia. Da Terra se retiram os minerais, as rochas e os compostos químicos para o sustento do ser humano. Utilizando os recursos de "fazer, compreender e reeditar" os seminários visam proporcionar ao público experiências multidisciplinares que simulem situações reais de impactos como desmatamento, erosão, grau de permeabilidade do solo, poluição, drenagem, mineração, entre outros, bem como de todo o processo produtivo do aço, percorrendo a história dos minerais e sua importância no cotidiano das pessoas.
Como acontece o Projeto Xerimbabo
Xerimbabo é uma palavra indígena que significa "animal de estimação"escolhida para designar este Projeto de Educação Ambiental, pioneiro em Minas Gerais, criado em 15 de outubro de 1984. Uma promoção da Usiminas e realização da Usipa. Suas atividades acontecem no Centro de Biodiversidadeda Usipa (Cebus) e no Parque Zoobotânico da Usiminas. A metodologia inclui os seminários preparatórios dirigidos aos educadores, os concursos oferecidos aos alunos, professores e instituições de ensino, a tradicional Exposição de Educação Ambiental, a distribuição de material pedagógico aos participantes, além dos monitoramentos oferecidos às escolas para complementação e aplicação da temática inédita a cada ano.
Para inscrições gratuitas e informações
basta ligar para o Cebus no (31)3801-4389
USIMINAS IMPRENSA
imprensa@usiminas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.