Reunião com representantes do CEFET aconteceu na Escola Municipal Agrícola - Foto: Assessoria de Imprensa
O prefeito Marcos Alvim e a secretária de Educação, Maria Elionora de Oliveira Scalia receberam hoje (09), em Araguari, membros da direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFET), unidade sede da reitoria do recém criado Instituto Federal de Educação Tecnológica do Triângulo Mineiro (IFET), para tratar da instalação do IFET Araguari, anunciado pelos deputados federais Gilmar Machado (PT/MG) e Nárcio Rodrigues (PSDB/MG).
No encontro, além de conhecer a estrutura da Escola Municipal Agrícola, eles discutiram, juntamente com o secretário de Governo, Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva, que também é presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Araguari (ACIA), as ações imediatas por parte da Prefeitura e do CEFET Uberaba para a realização do processo seletivo para a primeira turma do Curso Técnico Agrícola com habilitação e Agricultura. A previsão é que o processo seletivo ocorra no início do segundo semestre deste ano.
Foram acertados detalhes para assinatura de convênio entre as partes para a extensão do CEFET Uberaba até que seja definitivamente instalado o campus de Araguari, que somente deverá ser efetivado no próximo ano.
Durante o encontro a diretora do departamento de educação do CEFET, Sandra Maria Sousa de Oliveira, anunciou que Araguari deverá receber ainda este ano, juntamente com mais cinco cidades da região, o Curso de Especialização para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto está em fase final de aprovação pelo Governo Federal. “O curso, em se confirmando, será todo financiado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com parceria do estado e do município. Serão contemplados seis municípios, entre eles, Araguari. O processo está protocolado em Brasília e dependemos agora só da consolidação do Governo Federal”, revelou Sandra Oliveira.
O prefeito Marcos Alvim comemorou as duas notícias. “Para nós é motivo de comemoração. É de interesse do município e vamos empreender todos os esforços necessários para consolidar, tanto a implantação do primeiro curso do CEFET quanto a implantação do campus local do IFET e do curso para professores do EJA”, frisou.
Paulo Vitório Biulchi, assessor de direção do CEFET, explicou que neste primeiro momento o objetivo é criar uma extensão da instituição em Araguari. Com apoio da ACIA será feita uma pesquisa para prospectar as necessidades do município na área educacional. Os dados serão utilizados para nortear audiências públicas visando a implantação do campus de Araguari.
Nilton Eduardo Castilho, presidente da ACIA, destacou a importância do segmento empresarial na consolidação do projeto. “O empresário será também muito beneficiado com a instalação do CEFET, visto que em pouco tempo serão disponibilizados profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, o que proporcionará um ganho muito grande na qualidade dos serviços ofertados. Agora na fase inicial a classe empresarial poderá colaborar informando de que maneira as vocações econômicas existentes nos município progredirão ao longo dos anos e quais profissionais este promissor mercado exigirá”, frisou.
“Temos um trabalho dedicado da secretária Maria Elionora, de Educação, com apoio do pessoal de Uberaba e boa vontade de nossa administração com a finalidade de consolidar esses projetos e com certeza vamos gerar mais esse benefício à nossa população”, encerrou Marcos Alvim.
Também integraram a comitiva do CEFET os professores Elaine Donata Ciabotti, vice-diretora do CEFET e o professor Rodrigo Afonso Leitão, coordenador do Curso Técnico de Agricultura e Zootecnia da instituição de ensino. Também participaram da reunião os vereadores Luciano Rosa Alves e Werley Ferreira de Macedo.
09/05/2008
Enivaldo Silva
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br
http://www.araguari.mg.gov.br
09/05/2008
Enivaldo Silva
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br
http://www.araguari.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.