Um stand de 120 metros quadrados montado com o tema água é uma das atrações da 7ª edição do projeto Museu na Escola, organizado pelo Museu do Zebu para a Expozebu 2008. O local está sob a responsabilidade do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba que montou um projeto de educação ambiental para abordar a preservação dos recursos hídricos.
O stand, localizado na entrada principal do Parque Fernando Costa, ao lado do stand de sustentabilidade da ABCZ está preparado para recepcionar os alunos do projeto Zebu na Escola com recursos de internet, apresentação de um curta metragem entre outras novidades.
Programa - O Zebu na Escola tem a finalidade de apresentar a trajetória histórica das raças zebuínas no Brasil, a pecuária zebuína como instrumento de sustentabilidade dos sistemas agropecuários. O Codau faz parte de uma das estações a ser visitadas e tratará do tema de saneamento.
Segundo o presidente do Museu, Hugo Prata, para as instituições de ensino fundamental, as vagas foram preenchidas com 79 participações de escolas públicas, privadas, ONGs e da APAE. Há uma previsão recepcionar mais de 6 mil alunos de 1º a 10 de maio, além de 700 integrantes da Unidade de Atenção ao Idoso.
Duas novidades também serão lançadas no stand do Codau durante a Expozebu. Trata-se da carteirinha do fiscal da água e do Blog da Clarinha. Dois projetos educacionais que visam a mobilização dos estudantes em defesa da água.
Fiscal da água – A proposta é atrair a atenção do público infantil para a questão do uso racional de água. Produzida em PVC com a imagem da personagem Clarinha, a criança será fotografada e terá seu nome e o da escola impressos na carteirinha. Uma ação pedagógica que visa ainda mais, estimular a mobilização da sociedade em prol da preservação da água.
O Blog – Ele também integra as ações de educação ambiental. Está programado para ser acessado através do site do Codau www.codau.com.br e servirá para troca de idéias sobre assuntos relacionados a sustentabilidade, uso racional de água, preservação do meio ambiente. Uma ferramenta moderna que vem de encontro com a proposta do site em divulgar o maior número de conteúdos próprios para pesquisa e links de entidades que trabalham com informações sérias e confiáveis sobre saneamento básico e recursos naturais. Ele estará ativo a partir desta quinta-feira (1/5). O Blog também dará acesso ao cadastro para o projeto Fiscal da Água.
No stand o Codau irá distribuir o gibi – A Turma da Clarinha e o Ciclo da Água - de 26 páginas. É a mesma estória produzida em forma de desenho animado de cinco minutos da turma de gotinhas animadas para participam de uma aventura, que será projetado no stand.
O filme – A estória, com uma trilha sonora especialmente produzida para encantar os pequenos é de uma turma de gotinhas que caem do céu em forma de chuva, formam o rio Uberaba, passam pela Estação de Tratamento de Água (ETA), visitam a casa da amiguinha e dos vizinhos para apontar práticas de desperdício de água. As gotinhas vão parar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e por fim, voltam para a atmosfera, no estado gasoso.
José Luiz Alves, presidente do Codau afirmou que a intenção é contribuir cada vez mais com a mobilização em prol da recuperação da qualidade e quantidade de água disponível para consumo humano, ‘uma preocupação de toda a sociedade e uma responsabilidade dos governos’, ressaltou.
Monitores do Codau estão preparados para receber os visitantes no stand das 8h às 22h.
Ascom Codau
URA 30.04.08
Monitores do Codau estão preparados para receber os visitantes no stand das 8h às 22h.
Ascom Codau
URA 30.04.08
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.