Mensagem de Thoraya Ahmed Obaid, Diretora Executiva do UNFPA
5 de maio de 2008
Todos os dias, parteiras salvam vidas ao tornar o parto seguro. Os cuidados essenciais prestados por elas antes, durante e depois do nascimento do bebê garantem que nenhuma mulher morra dando à luz. Quando as mulheres são saudáveis, as famílias são saudáveis. E quando as famílias são saudáveis, o bem-estar de comunidades e nações também melhora.
Hoje, no Dia Internacional da Parteira, o UNFPA presta homenagem ao trabalho das parteiras em todo o globo e apela por mais investimentos para treinar e manter as parteiras onde elas são mais necessárias. Junto com seus parceiros, o UNFPA está começando um novo programa para promover essa profissão no mundo todo.
A cada minuto, uma mulher morre dando à luz. Podemos salvar essas mulheres trazendo parteiras para suas comunidades. Ao investir nas parteiras, os governos podem alcançar o acesso universal à saúde reprodutiva e o quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, relativo à melhoria da saúde materna.
Em todo o mundo, são necessárias com urgência 334.000 parteiras. E as parteiras precisam de incentivo para continuar trabalhando, freqüentemente em condições difíceis, para salvar vidas de mulheres.
Quando são adequadamente capacitadas, empoderadas e apoiadas, as parteiras oferecem a melhor relação custo benefício e um caminho de alta qualidade para a saúde materna e neonatal. As parteiras prestam cuidados às mulheres durante a gestação, o nascimento e o pós-parto. No caso de complicações da gravidez e emergências, as parteiras desempenham funções que podem salvar vidas. Oferecem informações e serviços em saúde reprodutiva, incluindo planejamento familiar, que permite às mulheres espaçar as gestações.
Em lugares onde esses serviços são amplamente disponíveis, acessíveis e oferecidos a custos razoáveis, as mortes maternas e neonatais estão diminuindo e o bem-estar das famílias e comunidades está sendo melhorado.
Um sistema de saúde funcional é um sistema capaz de prover as necessidades das mulheres quando as mulheres estão prestes a dar à luz. Se o sistema de saúde pode atender às exigências médicas para partos seguros, então pode responder a outras emergências. O trabalho de parteiras é um elemento essencial da atenção básica em saúde e pode ajudar a fortalecer os sistemas de saúde.
Hoje, o UNFPA renova seu apoio aos esforços para se conseguir alta qualidade nos serviços prestados por parteiras como uma maneira de reduzir a mortalidade materna e neonatal e construir famílias, comunidades e nações saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.