quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nacionalismo em debate

Dossiê Nação/Nacionalismo é o destaque na nova edição da revista Estudos Avançados. No evento de lançamento, nesta quinta-feira (8/5), na USP, especialistas debaterão a política externa brasileira


08/05/2008
Por Fábio de Castro


Agência FAPESP – Nas últimas décadas do século 20, com o início do processo de globalização, eram comuns análises que decretavam a iminente extinção do Estado Nacional. Mas não foi o que se viu: ele resiste, ainda que enfraquecido, acompanhado de surtos mais ou menos violentos de reivindicações nacionais. Esse é o pano de fundo do dossiê Nação/Nacionalismo, destaque da 62ª edição da revista Estudos Avançados, lançada nesta quinta-feira (8/5).

A primeira parte do dossiê consiste na publicação de conferências apresentadas no Seminário de Pós-Graduação em História, promovido em 2006 pela Universidade de San Marino, na Europa. A segunda parte corresponde a ensaios de autoria de especialistas brasileiros que refletem sobre a experiência nacional brasileira e seu diálogo com o exterior.

O evento de lançamento, às 15 horas, na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), incluirá um debate sobre a política externa brasileira com a participação de Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, Luiz Carlos Bresser Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e Fábio Wanderley Reis, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também participam do dossiê, ao lado do jurista Rubens Ricupero, do sociólogo Hélio Jaguaribe, do economista Carlos Lessa e do historiador István Jancsó, entre outros.

De acordo com Marco Antonio Coelho, editor-executivo da publicação do IEA, o encontro em San Marino, que originou o dossiê, debateu a história recente dos sentimentos nacionais e dos processos de afirmação das nações no mundo moderno. O crítico e historiador de literatura Alfredo Bosi, que é editor da revista, participou do seminário.

“A revista se propõe a lançar e aprofundar temas de alta complexidade e, diante dos documentos trazidos pelo professor Bosi, vimos a oportunidade de contribuir para o debate de um dos problemas mais intrincados e explosivos no panorama internacional”, disse Coelho à Agência FAPESP.

Foram traduzidas seis conferências apresentadas no seminário por pesquisadores italianos de diversas formações, apresentando análises teóricas e resultados de pesquisas sobre o tema. “Além desse material, foi incluída no dossiê a contribuição de pesquisadores brasileiros, em outros 11 artigos”, afirmou Coelho.

Segundo o editor, a questão da imigração na Europa, de forma geral, e casos como as reinvindicações de independência de Kosovo, da Tchechênia e do Tibete indicam a relevância do tema.

“No nosso continente também experimentamos impasses importantes relativos a essas questões, como o movimento pela divisão da nação boliviana e a situação do povo guarani no Paraguai ou dos indígenas das fronteiras de Roraima”, disse.

Os temas abordados na primeira parte do dossiê são: “A Revolução, a Nação e a Paz”, “O Mito Fascista da Romanidade”, “Religião e Nação na Europa no Século 19: Algumas Notas Comparativas”, “A Religião da Política em Israel” e “Bonaparte Libertador”.

Na segunda parte, um dos destaques é o artigo “A Resiliência do Estado Nacional diante da Globalização”, de Ricupero. O autor discute como o Estado Nacional, apesar da literatura sobre o recente enfraquecimento de suas funções básicas por obra da globalização, vem demonstrando admirável flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças.

Outos destaques são os artigos “ Nação, Nacionalismo, Estado”, de Guimarães, “Notas sobre Nação e Nacionalismo”, de Wanderley Reis e “Nacionalismo no Centro e na Periferia do Capitalismo”, de Bresser Pereira.

Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é o autor do artigo “Nação e Nacionalismo a partir da Experiência Brasileira”. Jaguaribe contribuiu com “Nação e Nacionalismo no Século 19”.

Jancsó, diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), abordou o tema “Brasil e Brasileiros – Notas sobre Modelagem de Significados Políticos na Crise do Antigo Regime Português na América”.

Além do dossiê, a revista inclui uma entrevista com o economista Paul Singer sobre o tema “Economia Solidária” e dois perfis: “Delgado de Carvalho e a Geografia no Brasil como Arte da Educação Liberal”, por Nilson Cortez Crocia de Barros, e “Um Estadista na Academia: Joaquim Nabuco na Universidade Yale”, por Kenneth David Jackson.

A seção “Resenhas” traz textos de Gilberto Pinheiro Passos, Ieda Lebensztayn, Rui Guilherme Granziera, Gabriel Cohn e Elizabeth Cancelli.

O lançamento da Estudos Avançados contará com transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações: www.iea.usp.br/revista ou (11) 3091-1675.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.