sábado, 10 de maio de 2008

Prefeitura de Uberlândia implanta Projeto Jogo Limpo

O intuito do Jogo Limpo é capacitar professores, a fim de despertar uma consciência ecológica por meio de atitudes concretas


Prefeitura de Uberlândia implanta Projeto Jogo Limpo (fotos: Araípedes Luz)

A Prefeitura de Uberlândia implantou nesta quinta-feira, dia 8 de maio, o Projeto Jogo Limpo, que se constitui num programa de educação ambiental continuada para toda a rede municipal de ensino. O benefício é resultado de uma parceria do governo municipal com a Caixa Econômica Federal e a Organização para a Proteção Ambiental (OPA).

De acordo com os parceiros do Jogo Limpo a participação dos professores e diretores é importante para o sucesso do projeto. A visita do estudante Felipe Saldanha, voluntário da OPA, convidando a Prefeitura para participar desse projeto de proteção ambiental impulsionou a sua realização. Uberlândia tem 23 córregos, sendo quatro deles canalizados.

A Prefeitura está preparando um projeto de revitalização de todos e, para isso, a parceria das ONGs e instituições é fundamental.Segundo Felipe Saldanha, escritor do livro-gibi, cada material da sacola Jogo Limpo foi produzido a partir do princípio de utilizar o lúdico infantil para se ensinar a preservar o meio ambiente. “Não adianta fazer um projeto ambiental falando apenas de natureza sem falar de humanidade. Foi aí que passamos a falar em um projeto socioambiental e o elaboramos de forma a atender a comunidade”, explicou.

O intuito do Jogo Limpo é capacitar professores, a fim de despertar uma consciência ecológica por meio de atitudes concretas. Essas atitudes serão levadas para as salas de aula e disseminadas entre os alunos, que atuarão como multiplicadores das ações ambientais. Por meio de um eixo temático socioambiental, os estudantes se tornarão capazes de adotar posturas responsáveis na escola, na comunidade e em casa. Serão atitudes nas áreas de ecologia, cidadania, cultura e comunicação. O Jogo Limpo utiliza materiais lúdicos para facilitar o aprendizado, divididos nas categorias individual, conquistado e coletivo.

segesc/pmu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.