segunda-feira, 12 de maio de 2008

Preservação marinha ainda é pouco discutida, afirmam especialistas

Em Santos, seminário dará voz aos agentes da conservação do ecossistema


Wyland é um dos palestrantes e usa a arte para chamar a atenção dos problemas existentes

Discussões sobre os problemas que afetam o meio ambiente marinho ocorrem com menos freqüência que os debates sobre o ecossistema terrestre. Essa é a opinião de alguns dos palestrantes do seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", que acontece no dia 16 de maio, no Parque Balneário Hotel, em Santos (SP).
Daí a importância desse evento como foro de discussões relacionadas à conservação do ambiente oceânico. "Nós somos animais terrestres, portanto é natural que prestemos mais atenção aos ecossistemas terrestres. Mas essa visão é míope, pois os ecossistemas marinhos são a base de toda a vida no planeta", afirma Roberto Vámos, Diretor-Presidente da Surfrider Foundation Brasil. Vámos destaca que o evento é importante porque poucas pessoas têm consciência ou sabem dos impactos humanos sobre o ambiente marinho e como está alarmante a situação dos mares atualmente.
Na opinião do ambientalista e Presidente do Projeto Baleia Franca, José Truda Palazzo Jr, o governo federal precisa dar mais atenção aos oceanos. "O Ministério do Meio Ambiente prioriza a Amazônia e se esquece do mar brasileiro, onde não se criam áreas protegidas". Ele acredita que o seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é importante porque a discussão do tema conservação dos ecossistemas marinhos tem se transformado em prioridade na agenda internacional, o que não ocorre ainda no Brasil, segundo ele.
"Eventos como esse servem de alerta para a sociedade e como oportunidade de intercâmbio de idéias, formação de parcerias e alianças para enfrentar os desafios da conservação do mar brasileiro", afirma Palazzo Jr. Berenice Gallo, oceanógrafa e Coordenadora Regional da Fundação Pró-Tamar - Base Ubatuba, acredita que o oceano tem muito ainda para ser estudado e que os impactos causados não são visíveis no ambiente terrestre.
"Para muitos, o mar tem capacidade inesgotável de diluir e desaparecer com toda a sujeira jogada nele, o que sabemos que não é verdade". Já com a abordagem da sustentabilidade do ecossistema marinho em meio ao desenvolvimento tecnológico, o Líder de Produção da Dow Guarujá, Climério Pinto, acredita que as discussões voltadas para a sustentabilidade dos ambientes terrestres e marinhos estão crescendo.
"Temos diversas movimentações voltadas à sustentabilidade e atuação responsável por parte dos setores privado, público e organizações não-governamentais". O seminário "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" se destina a autoridades; especialistas e estudantes de Oceanografia, Biologia e Meio Ambiente; membros de ONGs; técnicos e especialistas do Poder Público e lideranças comunitárias.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site:
www.tvtribuna.com/vidamarinha
O seminário é uma iniciativa da TV Tribuna, com patrocínio do Grupo Rodrimar e Terracom, realização da Una Eventos e apoio da revista Alma Surf.
Pintura no Aquário
A arte como impulsionadora da preservação ambiental, especialmente do ambiente aquático. Esse é o objetivo dos painéis pintados pelo artista americano Robert Wyland, desde 1981. Na semana de 12 a 17 de maio, Wyland pintará animais da fauna marinha em tamanho natural em duas paredes externas do prédio anexo do Aquário Municipal de Santos. Nascido em julho de 1956, na cidade de Detroit, Michigan, notabilizou-se pelas pinturas que reproduz, em locais públicos, o ambiente submerso.
Sua arte é conhecida em países como Estados Unidos, Canadá, México e Japão. No dia 14 de maio, alunos da rede municipal de Ensino de Santos estarão junto com Wyland. As crianças farão pinturas em murais de compensado. A presença delas é uma exigência do artista, cuja proposta é despertar o interesse das pessoas, especialmente as mais jovens, para a conservação do ambiente marinho.
Estima-se que os murais feitos por Wyland e espalhados pelo mundo são vistos por cerca de 1 bilhão de pessoas por ano. A inauguração do painel de Wyland no Aquário Municipal de Santos acontece no dia 17 de maio (sábado), ao meio-dia.
O endereço é Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº - Ponta da Praia.
A vinda de Wyland ao Brasil é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos, TV Tribuna e Revista Alma Surf.
Palestras em destaque
10 horas - Robert Wyland, Presidente da Wyland Foundation
Criada em 1993 nos Estados Unidos, a instituição é voltada para a preservação do ecossistema marinho por meio da transmissão de conhecimentos à população. Na palestra, Wyland apresentará as ferramentas e programas que dão certo nos Estados Unidos, inclusive o Whaling Wall, a pintura de animais da fauna marinha em equipamentos públicos - que já foi realizada em vários países.
11h15 - Roberto Vámos - Diretor-Presidente da Surfrider Foundation Brasil
A Surfrider é uma ONG internacional que busca a união dos cidadãos como forma de alcançar seus objetivos. Em 1999, a Surfrider conseguiu barrar um aterro na Praia do Arpoador (Rio de Janeiro), além de realizar inúmeras limpezas para retirada de lixo nas praias. Vámos destacará em sua explanação o funcionamento da Surfrider, seus diferenciais, suas ações educativas e as principais ameaças aos oceanos.

14h00 - Berenice Gallo - Coordenadora Regional da Fundação Pró-Tamar-Base Ubatuba
O Projeto Tamar, em 28 anos, é conhecido por seu trabalho intensivo de proteção, pesquisa, sensibilização pública, educação e inclusão social que resultaram na recuperação de três das cinco espécies de tartarugas que ocorrem no Brasil. No entanto, elas ainda continuam ameaçadas de extinção. É o trabalho do Tamar que Berenice destacará em sua palestra.

15h30 - Climério Pinto - Líder de Produção da Dow Guarujá
A Dow Guarujá desenvolve o Programa "Embaixadores do Meio Ambiente", uma parceria inédita na América Latina com o Instituto Jean-Michel Cousteau. Trata-se da hospedagem, durante uma semana, de estudantes universitários em bangalôs na região de manguezal onde se localiza a fábrica da Dow. Os estudantes se envolverão em práticas voltadas ao estudo da biodiversidade, análise das características dos manguezais e manejo dos recursos naturais de forma a serem defensores e praticantes de ações responsáveis. E é essa iniciativa que será levada ao seminário.
16h30 - José Truda Palazzo Jr - Presidente do Projeto Baleia Franca
O Projeto Baleia Franca, um programa da Coalizão Internacional da Vida Silvestre, existe há 25 anos e visa garantir a sobrevivência e a recuperação populacional da baleia franca na costa brasileira. Palazzo Jr pretende enfatizar em sua palestra a necessidade da conservação do mar e o seu potencial, caso fosse bem cuidado e gerido, além dos desafios brasileiros na gestão adequada dos seus espaços costeiros e marinhos.
PROGRAMAÇÃO
09h30 - Solenidade de Abertura
10h00 - Palestra Internacional: A Arte a Serviço da Preservação Palestrante: Robert Wyland, Diretor-Presidente da Fundação Wyland
11h00 - Intervalo
11h15 - Palestra: Surfrider, Uma Legião de Protetores Palestrante: Roberto Vámos, Diretor-Presidente da Surfrider Foundation Brasil Moderador: Romeu Andreatta, Publisher da revista Alma Surf
12h00 - Período de Almoço
14h30 - Palestra: TAMAR, quando a parceria Governo e Organização Não Governamental dá certo na Preservação da Vida Marinha Palestrante: Oceanógrafa Berenice Gallo, Coordenadora Regional da Fundação Pró-Tamar - Base Ubatuba Moderadora: Cíntia Miyaji, Coordenadora do curso de Oceanografia da Unimonte Debatedora: Andrea Maranho, Diretora-Presidente da ONG Gremar
15h30 - Palestra: Embaixadores do Meio Ambiente, Um Case Regional Palestrante: Climério Pinto, Líder de Produção da Dow Guarujá Moderador: Roberto Pereira Borges, Coordenador do curso de Biologia da Unisanta
16h15 - Intervalo
16h30 - Palestra de Encerramento: Baleia Franca, a Importância dos Esforços para Preservação de Espécies Palestrante: Ambientalista José Truda Palazzo Jr., Diretor-Presidente da Coalizão Internacional da Vida Silvestre, vice-comissário do Brasil na Comissão Internacional da Baleia e Presidente do Projeto Baleia Franca Debatedora: Mabel Augustowski, Coordenadora do projeto Baleia de Bryde e Coordenadora Executiva da CEMAR
SERVIÇO:

Seminário "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares"
Data: 16 de maio
Horário: A partir das 9h30
Local: Parque Balneário Hotel - Salão Orquídea
Endereço: Avenida Ana Costa, 555 - Gonzaga - Santos - SP
Informações: (13) 3224-2211
Una Eventos

Patrícia Fagueiro - MTB 49.035

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.