sábado, 10 de maio de 2008

Projeto Xerimbabo abre concurso de redação e desenhos

Ipatinga - Como uma grande aula prática de educação ambiental, o ProjetoXerimbabo apresenta uma oportunidade para os primeiros artistas e escritoresconstruírem o seu olhar sobre a "Viagem ao Centro da Terra: do Minério aoAço", tema do projeto de ação ambiental da Usiminas neste ano. São doisconcursos: melhor redação e melhor desenho. Abertos para todas as escolasque queiram participar, os trabalhos deverão ser entregues até o dia 23 demaio na Usipa. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de abertura daexposição, no dia 5 de junho.
Os alunos da educação básica, com idades entre 4 e 6 anos, podem participardo concurso de desenho. O tema que deverá inspirar os pequenos artistas será"a Terra é a nossa casa". Com isso, a equipe organizadora do Xerimbabo buscadespertar nas crianças, por meio da arte, a compreensão dos seres vivos,entre eles o ser humano como parte integrante do meio ambiente. O desenhodeverá ser livre, colorido ou não, feito em papel formato A4, utilizandolápis de cor, giz de cera ou caneta hidrográfica. Cada aluno tem direito aum desenho. Cada escola poderá inscrever até dez trabalhos. O prêmio para amelhor ilustração será uma bicicleta.
"Como posso viver sem destruir o planeta". Esse é o caminho que deverá serapontado nas redações do concurso. O objetivo é divulgar a temática doProjeto e contribuir para o desenvolvimento das narrativas dos estudantes."Com as redações incentivamos também a leitura, um item do qual o Xerimbabonão abre mão em sua metodologia", aponta o médico-veterinário Lélio Costa eSilva, um dos organizadores. Cada escola poderá participar com cincoredações dos alunos da 1ª a 4ª séries e outras cinco das turmas de 5ª a 8ªséries. Um aparelho mp4 está reservado para as melhores redações (uma doensino primário e outra do ensino fundamental).
E não são somente os alunos que serão reconhecidos, os seus professorestambém poderão ser destaques como o "Melhor educador ambiental 2008". Aindicação deverá ser feita pela instituição de ensino com uma justificativapor escrito para a escolha do educador que será premiado com uma câmeradigital. Junto ao professor, as escolas também concorrem na modalidade"Escola Ecológica de 2008". "Esperamos dos educadores a tarefa da reediçãoda temática junto aos alunos nas redações e desenhos realçando a grandeimportância das escolas no processo", explica Lélio.
Dessa forma, o Projeto Xerimbabo cumpre um roteiro que estende a exposiçãoque tem início no dia 5 de junho. "Realizamos uma ampla ação de educaçãoambiental, com atividades que visam fomentar o conhecimento com o conteúdo eexperimentos mostrados nas trilhas da mostra", conclui o ambientalista. Nofinal de abril, foram realizados os seminários preparatórios do Projeto, com500 participantes no Parque Zoobotânico da Usiminas.
Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 23 de maio para a Usipa, localizada na Avenida João Cláudio Teixeira Sales, 801, bairro Horto, Ipatinga - Cep. 35 160-307. Mais informações sobre os concursos poderão serobtidas pelo telefone (31) 3801 4389.
USIMINAS IMPRENSA
imprensa@usiminas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.