quinta-feira, 8 de maio de 2008

Relacionamento entre mães e filhas, na venda direta, vira fonte de renda

Motivação mútua entre revendedoras mães e filhas alavanca vendas e estimula a cumplicidade da relação
A chegada do Dia das Mães tem um duplo significado para uma parte considerável das revendedoras do setor de venda direta. A data, tradicionalmente, já representa uma das maiores oportunidades de venda do ano no segmento, que tem nas mulheres um dos seus maiores focos de consumo e força de venda. Nesse universo, não é raro encontrar mães e filhas trabalhando juntas, relatando como a experiência contribui para aproxima-las umas às outras.
De acordo com Rodolfo Guttilla, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), é a própria dinâmica da venda direta que contribui pelo interesse de mães e filhas pelo setor: “A autonomia e a flexibilidade do negócio o torna acessível tanto à dona de casa quanto à jovem que nunca teve uma experiência de trabalho”, diz.
A revendedora Carlota Batista, da Herbalife, que trabalha com a filha Taís Moraes Batista, testemunha o benefício obtido com o trabalho em família: “Ganhamos mais tempo perto uma da outra, e aprendemos a respeitar mais o ritmo de cada uma. Ter os filhos por perto também nos negócios é um sonho que se tornou realidade”, observa a mãe.
Sem canibalizar as vendas uma da outra, como quando duas lojas atuam próximas uma da outra, mãe e filha inventam seus próprios modelos de parcerias, mas que lembram conhecidos jargões econômicos, como a sinergia – aqui em família.
A revendedora Hatune Utagava, que trabalha com a filha pela Amway, relata como a troca de idéias ajuda a melhorar as vendas. “Muitas vezes trocamos indicações de clientes para nos ajudarmos reciprocamente”, conta.
Eliene Palma, da Hinode, observa que trabalhar junto também requer disposição para superar as adversidades: “Quando a Jaqueline começou, ainda era uma adolescente, então foi um pouco difícil. Mas com o tempo ela percebeu a importância da experiência, tal qual hoje eu percebo como é fundamental a participação dela no desenvolvimento das nossas estratégias”, reconhece.
Na Natura, a revendedora Regiane Dourado enche a boca para elogiar o engajamento das jovens filhas: “Elas aprendem muito a se relacionar com as pessoas e, principalmente, adquirem responsabilidades, a saber lidar com o dinheiro. Uma delas já guarda dinheiro para pagar a faculdade”, orgulha-se.
Há nove anos, Alessandra Raffaine foi iniciada pela mãe na Avon, almejando apenas comprar os produtos com preços melhores, como a mãe. Hoje, o negócio responde pela única fonte de renda das duas. No caso da mãe, Célia Augusto, a vocação e a paixão para as vendas ficaram claras durante a experiência como executiva da Avon, o que a fez dispensar um posto disputado para voltar ao corpo-a-corpo com a clientela, com o qual se diverte: “Eu trabalho enquanto passeio. A maioria das clientes são minhas amigas, então aproveito para revê-las e conversar. Uno o útil ao agradável”, diz.
A revendedora Ana Maria Rezier desde cedo notava o entusiasmo da filha Geisiane com o catálogo da Hermes, até que a levou para uma apresentação de recrutamento, deixando-a muito animada. As duas, então, tiveram uma conversa de mãe pra filha, sobre a responsabilidade de todo negócio. A jovem refletiu e decidiu topar o desafio. A experiência foi tão boa que Geisiane se tornou líder de uma equipe de 25 consultoras.
Com o exemplo que veio da mãe Lucia Spirandelli, a consultora de beleza Luciana Spirandelli percebeu que teria na Mary Kay uma oportunidade de renda que também lhe permitisse mais tempo com seus filhos pequenos. Formada em Administração e com MBA na área, Luciana se mostrava resistente à profissão de consultora. Porém, com a postura empreendedora da mãe, que fazia da venda direta a sua micro-empresa, enxergou uma oportunidade de gerenciar seu próprio negócio.
Segundo o monitoramento da ABEVD, o mercado de cuidados pessoais responde por 89% do faturamento do segmento das vendas diretas, o que explica como as vendas diretas estão igualmente concentradas nas mãos das mulheres.
De olho nesse filão, também os produtos de cuidados do lar e os suplementos nutricionais têm boa performance de vendas. Juntos, fazem do Dia das Mães uma data tão importante quanto a do Natal.
Sobre a ABEVD
ABEVD é uma associação fundada em 1980 por empresas que buscavam o desenvolvimento do sistema de Vendas Diretas no Brasil. Atualmente conta com 41 associadas, sendo 30 empresas de Vendas Diretas, seis associados consultores e cinco associados fornecedores. São eles:Amway, Avon, Bálsamo Perfumes, Casa do Agente, Cellcred, Clubmaxi, Compra Certa, DNA Brasil, Elan Brasil, Embelleze Style, Fator 5, Herbalife, Hermes, Hinode, Inspiração Perfumes, Mary Kay, Natura, Nature’s Sunshine, Netx-3, Omnilife Brasil, Perfam, Phoneclub, Redepin, Samba 38, Tahitian Noni, Tiens do Brasil, Tupperware, Vitaderm, WOW, Yakult Cosmetics, Arruda Pires Consultoria Jurídica, Directbiz, Lopes Pinto, Nagasse e Serafino Advogados, Loyalty Marketing, Syntec, Óleoquímica, Applauso Veículos, Casa Móveis, Integration, Okto Mobile e PCI Services.O site da ABEVD é www.abevd.org.br.
Ketchum Estratégia
Paulo Pamplona
Cláudia Moreira

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