domingo, 18 de maio de 2008

Senai promove curso para setor sucroalcooleiro

Objetivo é promover qualificação da mão-de-obra em ano de expectativa de safra recorde Na próxima segunda-feira, dia 19, o Senai iniciará o primeiro curso do Programa de Qualificação para o setor sucroalcooleiro de Minas Gerais.
O curso de caldeiraria, voltado para construções de montagem de estruturas mecânicas, será realizado na Usina do Vale do Ivaí, no município de Fronteira. A qualificação também atenderá, simultaneamente, a Usina do Cerradão, que se encontra em fase de construção. Segundo o gerente do Senai, Seishin Chinen, o curso pretende qualificar a mão-de-obra num momento em que a produção no país cresce a todo vapor. “O açúcar se destaca no setor de alimentos e o álcool é utilizado em grande escala no país, especialmente como combustível complementar aos derivados de petróleo. E para atender a toda a demanda do mercado é preciso mão-de-obra qualificada”, explica.
Para a pedagoga do Senai, Marlene Duarte, o programa irá treinar os funcionários das usinas e pessoas da comunidade. “As turmas serão formadas por profissionais das indústrias e também por pessoas que precisam de qualificação. Este primeiro curso contará com a participação de 22 alunos, que serão preparados durante 50 dias letivos”, informa.
Os próximos cursos serão voltados para manutenção em mecânica e de soldador.
O Programa de Qualificação do Setor Sucroalcooleiro de Minas Gerais é subsidiado pelo Ministério do Trabalho, pelo Siamig (Sindicato da Indústria de Açúcar e Álcool de Minas Gerais), pelas indústrias e pelo Senai.
Safra recorde
Segundo o Siamig, este ano é esperada uma safra recorde tanto para a cana-de-açúcar quanto para o álcool em Minas Gerais. A produção de cana no Estado na safra 2008/09 deve chegar a 43 milhões de toneladas, um crescimento de 20% na comparação com a safra anterior. Já a produção de álcool saltará para mais de 2 bilhões de litros, alta de 16% em relação aos 1,7 bilhões da safra passada. Na safra 2007/2008 foram produzidos no Brasil 21,970 bilhões de litros de álcool, em Minas Gerais foram 1,765 bilhão de litros. Já a produção nacional de açúcar está em 30,650 milhões de toneladas, e em Minas fechou em 2,117 milhões de toneladas.
Munyque Fernandes
Serifa Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa Fiemg - Regional Vale do Paranaíba
www.fiemg.com.br/regional-valedoparanaiba
assessoria@serifacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.