No último final de semana alunos do curso de Zootecnia, Thiago Prado, Antônio Andrade, Wewerton Rodrigues, Fausto Cerqueira, Tassia Micheli, Alarcon Duarte, Henry Zuarez, José Andrés, Aline Moreira, Ésio Londe e Karla Leite, trabalharam na feira de touros do Pró–Genética - programa que propõe melhorar a qualidade genética do rebanho bovino de Minas para fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite.
O evento foi no Campus da Fazu.O modelo do trabalho desenvolvido pelos alunos de Zootecnia foi elogiado pelos pecuaristas. Produtores convidaram os universitários para prestarem serviço nas suas propriedades rurais. Por meio do Núcleo de Extensão da Fazu, os estudantes se preparam para o desafio.
Segundo o coordenador do curso de Zootecnia, Alexandre Lúcio Bizinoto, “as estratégias de trabalho dos estudantes, durante a Pró-Genética, chamaram a atenção dos produtores que decidiram investir no potencial dos futuros zootecnistas”.
Na opinião do coordenador, o diferencial para os acadêmicos não é só o fato de eles perceberem a responsabilidade diante da profissão ao participarem do trabalho na Expozebu, mas sim, o fato deles conhecerem produtores, fazerem contatos que podem abrir caminhos profissionais e vivenciarem situações incomuns que surgem nas atividades da maior feira de bovinos da raça zebu do mundo.
“Perceber as variações que podem ocorrer dentro da técnica que os universitários aprendem na teoria é uma importante experiência para eles”, diz Bizinoto. Ele considera a Expozebu um grande laboratório, onde várias disciplinas do curso podem ser trabalhadas. O diretor financeiro da Fazu/Fundagri, Fábio Melo, que sempre incentivou o estágio dos alunos por meio de parcerias com empresas do agronegócio, também considera a Expozebu um importante momento de aprendizagem para os universitários:
“Os acadêmicos adquirem conhecimento nos leilões, na recepção, mensuração e julgamento de animais, na fiscalização de pavilhão, no torneio leiteiro, no pavilhão da sustentabilidade, no salão internacional, no projeto Zebu na Escola. Alguns universitários atuam, ainda, no cerimonial dos eventos da Expozebu e nos estandes das empresas que se instalam no Parque Fernando Costa”.
Fábio informa que amanhã, dia 08, universitários e produtores se encontram na “Aula Aberta da Zootecnia”, no Tatersal de Leilões, das 08 às 12 horas. O tema central do evento é “A Importância Técnica do Julgamento Bovino e seus Impactos na Qualidade da Carne”. A entrada é franca.
Outro evento que deve contar com a presença dos acadêmicos, de autoridades, produtores e visitantes é a assinatura do Convênio Técnico-Científico entre o Instituto Agronelli e a Fazu/Fundagri, a partir das 18 horas, no estande da Fazu – Parque Fernando Costa.
A parceria visa à participação de universitários em projetos de educação ambiental.
Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação
imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
www.fazu.br
Assessoria de Comunicação
imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
www.fazu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.