sexta-feira, 6 de junho de 2008

Belo Horizonte ganha Centro de Recondicionamento de Computadores

Esta matéria foi alterada em 09 de junho de 2008 com informações da SLTI/MP
Brasília, 06 de junho de 2008
O Ministério do Planejamento e a Prefeitura de Belo Horizonte inauguram no município, no dia 9 de junho, às 14h, mais uma unidade do projeto Computadores para Inclusão do Governo Federal (Projeto CI). O novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) funcionará no Bairro Ipiranga, em um prédio de 897 metros quadrados, e oferecerá oportunidade de formação para 125 jovens que vivem em regiões periféricas da capital mineira.

Nesse local funcionava até então a Oficina de Reciclagem Digital, um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas). Na solenidade de inauguração do CRC-BH serão entregues 40 computadores já recuperados no local, além de impressoras e servidores, a três projetos de inclusão digital desenvolvidos nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Alto Rio Doce e Santos Dumont.

O Projeto Computadores para Inclusão consiste numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Equipamentos descartados por órgãos do governo, empresas e pessoas físicas são recuperados nesses centros e doados a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o país.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento que estabelece parcerias locais para a manutenção e funcionamento das unidades de recondicionamento. O convênio para a implantação do CRC-BH foi firmado entre o Ministério do Planejamento e a Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel).

Para isso, o Ministério do Planejamento repassou R$ 460 mil à Prodabel, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte. As contrapartidas incluem a cessão do espaço, além de bens e serviços aplicados na implantação e operação do centro. O secretário adjunto da SLTI, Rodrigo Assumpção, destacou que Belo Horizonte é uma capital estratégica para o Projeto CI. “Além de possuir o maior número de municípios do país, o estado de Minas Gerais tem movimentos de inclusão digital fortes e atuantes”, disse. “É mais um passo na consolidação do projeto, ampliando a nossa rede e a capacidade de produção de equipamentos, bem como de recebimento de máquinas para serem recuperadas.”

Os Centros de Recondicionamento de Computadores são instalados em regiões periféricas de grandes cidades e nesses locais os jovens aprendem a testar, consertar, limpar, configurar e embalar as máquinas. Além de promover a inclusão digital, esse é um dos principais aspectos do Projeto CI para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna.

“A iniciativa desempenha um papel social muito importante que é a inclusão social e a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade”, frisou. No Centro de Belo Horizonte, os jovens terão aulas de instalação e manutenção de softwares, montagem de computadores e produção de vídeos para TV digital na web, entre outros.

Quando concluírem o curso, estarão aptos a atuar no mercado de trabalho. O Projeto Computadores para Inclusão integra o Programa de Inclusão Digital do Governo Federal. Além de Belo Horizonte, já estão funcionamento unidades em Porto Alegre, Guarulhos e Gama, no Distrito Federal.

Desde o início do projeto até maio de 2008, já foram recebidos para recuperação 12.194 computadores usados, totalizando mais de 28 itens de informática. Desse número, já foram doados 4.764 computadores (o que inclui estações de trabalho e servidores, com monitor, teclado e mouse) que foram entregues a 344 projetos de inclusão digital entre escolas, bibliotecas e telecentros de todo o país. Segundo Assumpção, depois do Rio de Janeiro, as Regiões Norte e Nordeste serão as próximas beneficiadas com a iniciativa.

Inauguração
A solenidade de inauguração contará com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais. Entre os presentes estarão o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o secretário-adjunto da SLTI, Rodrigo Assumpção, além de representantes dos parceiros nacionais do projeto: Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, Fundação Banco do Brasil, Serpro e Dataprev. Também participam o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, o presidente da Prodabel, Pedro Diniz, e a presidente da Associação Municipal de Assistência Social, Rosalva Portela. O CRC-BH fica na Rua José Clemente Pereira, N° 440.

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.