quarta-feira, 11 de junho de 2008

Evento debate segredos e dificuldades da boa alimentação na infância

Em mesa redonda, profissionais discutem quantidades, excessos e principais distúrbios nutricionais Durante os primeiros anos de vida a nutrição é um dos fatores primordiais para o crescimento, desenvolvimento e saúde das crianças.

Falta de informação ou condições financeiras faz da criança brasileira uma das mais mal nutridas do mundo. Justamente por esse motivo, obesidade e desnutrição infantil estarão em discussão no Ganepão 2008, um dos mais importantes eventos de nutrição da América Latina.

De 18 a 21 de junho, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, mesas foram programadas para a discussão de problemas ligados à nutrição pediátrica e principais problemas relacionados. Os palestrantes irão abordar os segredos e as dificuldades de uma boa alimentação, bem como qualidade e quantidades suficientes para suprir as necessidades básicas do organismo.

Informação à mesa
A falta de informação leva, por exemplo, muitas mães a pecarem pelo excesso, desencadeando ou agravando distúrbios nutricionais, como a obesidade - que atinge hoje cerca de 10% das crianças brasileiras -, além de diabetes, hipertensão arterial, entre outros. Outro problema desconhecido por boa parte da população são os aditivos, como alguns corantes e conservantes, bastante utilizados no país.

Estes componentes, que podem trazer problemas como alergias e toxidez, poderiam ser substituídos por outros que não comprometem a saúde da criança. No evento, especialistas debaterão a regulamentação do setor em diversos países em contraponto com o Brasil, sugerindo a substituição de alguns componentes por outros que não interfiram na saúde infantil.

Faltas e excessos
Um dos participantes do Ganepão, dr. Fernando Norio Arita, neuropediatra da Santa Casa, alerta para outros dois pontos de debate relacionado à nutrição: a escassez e o excesso de açúcares sobre o comportamento. “Carências nutricionais graves, de um modo geral, comprovadamente prejudicam a atividade funcional cerebral e exercem impacto na cognição e no comportamento.

O excesso de açúcar, evidentemente é prejudicial ao organismo como um todo, mas, por outro lado, ainda não existe nada conclusivo ou definitivo sobre as conseqüências da restrição desse elemento sobre o comportamento infantil. Hoje temos evidências que podem sugerir resultados tanto favoráveis quanto desfavoráveis.”

Outros temas
Ainda estarão presentes a dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, doutora em Medicina pela UNIFESP e atual presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, falando sobre a Suplementação de AGPI (ácidos graxos poli insaturados) e a dra. Vera Lucia Sdepanian, Professora na Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da UNIFESP, discutindo a Restrição de glúten e caseína.

O Ganepão 2008 acontece paralelamente ao III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBN) e ao Internacional Conference of Nutritional Oncology (ICNO), sob tema central: “Câncer, Inflamação e Caquexia: da Teoria à Prática”.

Inscrições e mais informações em
www.ganepao.com.br,
ganepao@ganep.com.br ou
telefone (11) 3284-6318, ramal 116.

III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, Internacional Conference of Nutritional Oncology e Ganepão 2008
Data: 18 a 21 de junho de 2008
Local: Centro Fecomércio de Eventos
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista - São Paulo - SP

Acontece Comunicação e Notícias
Caroline Medeiros ou Monica Kulcsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.