Projeto faz parte de proposta do Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar aprovada pelo Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades aprovou proposta do Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para capacitar servidores públicos do quadro permanente de 47 Prefeituras Municipais da Região de São Carlos.
O projeto aprovado foi enviado ao Ministério em novembro desse ano, atendendo a proposta do edital público para a participação no Programa de Apoio à Extensão Universitária, o PROEXT 2007 - MEC / CIDADES.
O PROEXT 2007 - MEC / CIDADES é um instrumento que abrange projetos de extensão universitária, com ênfase na capacitação de agentes públicos e sociais. Os coordenadores do Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar explicam que a proposta aprovada concentra-se em ações de extensão, de forma a capacitar os quadros das administrações municipais para lidar com sistemas de informações geográficas e insumos digitais, empregando o ferramental de software GeoSNIC/Terraview/Edit (Sistema Nacional de Informações das Cidades), conforme as diretizes do Ministério das Cidades.
As Prefeituras Municipais contempladas para participar em 2008 desta capacitação gratuita estão listadas no site do Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar, em www.ngeo.ufscar.br.
Não há restrições quanto a formação ou nível de conhecimento dos participantes, no entanto, recomenda-se que o aluno tenha alguma prática com o uso genérico de computadores.
São oferecidas duas vagas por Prefeitura Municipal, especificamente para dois técnicos do quadro permanente do Poder Executivo Municipal. O Ministério das Cidades envirá convites às Prefeituras Municipais que indicarão até dois servidores para esse treinamento. As inscrições serão realizadas em 2008.
Dinâmica das atividades
A capacitação terá intensa interação com os alunos de graduação do Departamento de Engenharia Civil e será efetuada nas dependências da UFSCar, em São Carlos, sendo composta por 14 horas de aulas expositivas e 26 horas de aulas em laboratório informatizado.
Além das atividades tradicionais de transferência de conhecimentos, os servidores contemplados participarão de formas interativas de aprendizado, tais como debates, mesas-redondas e oficinas presenciais, métodos considerados importantes para consolidar conhecimentos e amadurecer as atitudes dos profissionais. Os servidores serão estimulados a discutir suas dificuldades e sucessos, evidenciando que a prática associada ao conhecimento resolvem a maioria das aplicações necessárias nas atividades de gestão urbana com vistas ao planejamento urbano e às práticas das políticas públicas.
As formas interativas presenciais, com intensa participação dos estudantes universitários, serão distribuídas pelas aulas expositivas e de laboratório em momentos estratégicos, buscando a reflexão coletiva sobre os assuntos expostos e a integração de todos os atores no processo ensino-aprendizagem, com vistas à potencialização do processo de capacitação.
Após a participação presencial, os servidores poderão prolongar o aprendizado através do ambiente de ensino a distância, que será utilizado para as trocas de informações quando do retorno dos participantes aos seus respectivos locais de origem. Nesse ambiente, os alunos podem revisar e avaliar conhecimentos, trocar informações, propor debates e obter materiais de apoio complementares. O ambiente de ensino a distância inclui funcionalidades como chat, diário, fórum, glossário, lição, pesquisa de avaliação, questionário e tarefa, que podem ser usados para manter por mais tempo a interação entre os atores do processo de capacitação.
A última etapa de participação será o workshop, que prevê a apresentação de pôsteres com estudos de casos locais, com resultados de interesse da Prefeitura Municipal de origem de cada aluno. Será estimulada a participação dos monitores, tutores e alunos de graduação e pós-graduação da UFSCar, que também poderão expor seus resultados de atividades correlatas. O workshop contará também com a participação de um representante do Ministério das Cidades. Os resumos dos trabalhos apresentados farão parte de uma publicação eletrônica.
Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar
O Núcleo de Geoprocessamento é um conglomerado de pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar. A unidade é composta por profissionais multidisciplinares e multi-institucionais com experiência abrangente nos diversos segmentos de geoprocessamento, planejamento urbano e planejamento ambiental, constituindo um grupo com potencial para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e consultoria. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8262, ramais 212 ou 236, ou no endereço eletrônico www.negeoufscar.br
Fernanda Maria Cicillini (16) 3351-8120
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.