segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

UFSCar promove o primeiro curso de graduação em Agronomia para assentados rurais do Estado de São Paulo

O curso visa a qualificação do assentado para atuar de forma ampla no desenvolvimento rural sustentável


Um convênio firmado entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá proporcionar o oferecimento da primeira graduação em Agronomia para assentados rurais no Estado de São Paulo, o Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. A proposta foi concretizada no âmbito do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), em parceria com quatro movimentos sociais de campo.

Este curso visa atender à deficiência de formação superior dos agricultores assentados pela Reforma Agrária. Através de uma leitura atualizada e abrangente da relação Sociedade, Natureza e Agricultura, o elemento central do curso é a formação de um profissional capaz de trabalhar em diferentes dimensões - sociais, econômicas, políticas, culturais e técnico-científicas - para atuar de forma ampla e qualificada na busca do desenvolvimento rural sustentável.

Serão oferecidas 60 vagas direcionadas, exclusivamente, para as comunidades assentadas do Estado de São Paulo. O curso tem duração de cinco anos e as aulas têm início previsto para o mês de julho do próximo ano.

O curso será realizado na área da Floresta Nacional Ipanema (Flona), no município de Iperó, próximo a Sorocaba. O local foi escolhido por apresentar estrutura básica para as aulas, alojamento e estar situado em uma área próxima a assentamentos locais que poderão ser utilizados para as aulas práticas, além de vários outros tipos de atividades para estudo de casos e projetos de pesquisa e extensão. A área total da Flona é de aproximadamente 5.170 hectares.

As aulas serão ministradas nos moldes da Pedagogia da Alternância, divididas em tempo-escola e tempo-comunidade. Os alunos terão aulas presenciais, alternadas com períodos em que eles permanecem na comunidade, ou assentamento, de origem. Este formato tem se mostrado como uma alternativa viável para o ensino técnico e superior, além de estabelecer uma relação expressiva entre a família, o assentamento e a instituição de ensino.

O Vestibular está previsto para acontecer em maio de 2008. As coordenações do curso e do Vestibular da UFSCar estão elaborando o calendário do processo seletivo, que será finalizado em janeiro. As datas definitivas serão divulgadas posteriormente.


Gisele Catarina Bicaletto 16-3351-8119
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.