segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Cerca de 1.500 pessoas presenciam o nascimento da CTB

Congresso de Fundação da central sindical, que acontece em Belo Horizonte, contou com a participação de nomes importantes do cenário político e sindical

O presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Wagner Gomes, anunciou o nascimento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na noite da última quarta-feira, 12. “Nasce na cidade de Belo Horizonte a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil”, declarou.

Segundo o sindicalista, a central sindical terá autonomia em relação aos governos, além de lutar por um projeto de desenvolvimento nacional com distribuição de renda. “A CTB nasce forte e nela cabem todos os que estão dispostos a construir uma central aberta, plural, democrática e classista”, ressaltando que a entidade reúne representantes de correntes e partidos políticos distintos, além de lideranças independentes.

Com a presença de cerca de 1.500 participantes de diversos estados do país, a abertura do Congresso de Fundação da CTB reuniu também nomes importantes do cenário político e sindical. Entre eles, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, os deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Paulo Ferreira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, além de representantes da CGTB, UGT e do MST.

“O dia de hoje vai entrar para a história como o momento em que conseguimos lançar um instrumento importante para aqueles que acreditam que a luta dos trabalhadores está ligada diretamente à luta da transformação do nosso país e do mundo”, disse o ministro Orlando Silva.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem de boa sorte à central sindical, ressaltando “que as centrais sindicais continuem hoje a desempenhar um papel fundamental na vida política e social do Brasil.”

Representando as confederações e federações que aderiram à CTB, Severino Almeida, presidente da Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos) reforçou o compromisso da central em fazer um sindicalismo independente, sem estar atrelada a qualquer tendência política.

Já o presidente da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), Vilson Luiz da Silva, destacou a necessidade da reforma agrária fazer parte do plano de lutas da CTB, tecendo duras críticas à atuação da bancada ruralista na Câmara dos Deputados.

Um dos grandes destaques do congresso é a participação expressiva de entidades sindicais de diversos países, entre eles: Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, África do Sul, Portugal, França, Espanha, Grécia, Índia e Nigéria.

Falando em nome das delegações estrangeiras, Abid Miro, da Síria, arrancou aplausos dos delegados ao afirmar que está nascendo a maior sindical do Brasil. “Tenho certeza que juntos poderemos contribuir para as lutas dos trabalhadores do mundo todo”, disse.

O congresso tem continuidade nesta quinta-feira, quando serão discutidos o estatuto e a carta de princípios da entidade. Na sexta, 14, a CTB elege sua diretoria e define seu plano de lutas.

A CTB também colocou hoje no ar a sua página na internet, com o endereço provisório www.ctdobrasil.com.br.

Congresso de Fundação da CTB
Dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2007
Local: Sesc Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/nº – Bairro Letícia –
Belo Horizonte-MG


assessoria de imprensa, com Lilian Ambar, Karin Hetschko e Ralph Lennerman nos fones: (11) 3644-6928, 3641-8530 ou 8202-6949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.