Diretoria é composta por representantes de quase todos os estados brasileiros. Destaque também para a expressiva participação das mulheres
Um congresso representativo elegeu na manhã desta sexta-feira, 14, a primeira diretoria da história da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Formada por 71 membros, a diretoria terá mandato de dois anos e foi aprovada por unanimidade pelos 1.300 delegados presentes.
A CTB tem como presidente Wagner Gomes, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, e quatro vice-presidentes: David Wylkerson de Souza (Federação dos Trabalhadores na Agricultura-BA), Nivaldo Santana (Federação Nacional dos Urbanitários-SP), Vicente Selistre (Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom-RS) e Maria Andrade (Sindicato dos Assistentes Sociais-CE).
“A diretoria expressa um esforço de quase três meses de debates internos, em que todas as forças da CTB foram ouvidas e contempladas”, destacou o presidente recém-eleito da CTB.
A diretoria é composta por representantes de quase todos os estados do país. A Bahia possui a maior representação, com dez dirigentes, seguida de São Paulo, com oito, e Rio Grande do Sul, com seis. No entanto, há diretores de estados como Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Acre, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal.
É preciso destacar também a expressiva participação das mulheres na CTB. Elas representam 28% da diretoria: são 12 na diretoria executiva, cinco na diretoria plena e duas no conselho fiscal. Segundo a secretária de Defesa do Meio Ambiente da CTB, Gilda Almeida, a expectativa é atingir o índice de 30%.
A amplitude de atuação da central está refletida ainda na diversidade de secretarias: de Política Agrícola e Agrária, de Mulheres, de Jovens, de Defesa do Meio Ambiente, entre outras. Além das diretorias temáticas: Transporte, Energia, Comerciários, Servidores Públicos, Construção Civil, Indústria, Campo e Pesca.
O congresso também aprovou, por unanimidade, a filiação da CTB à Federação Sindical Mundial (FSM), e definiu o estatuto, as diretrizes políticas e o plano de atuação da central.
Veja a composição completa da nova diretoria da CTB no site: www.ctdobrasil.com.br , ou no arquivo em anexo.
Assessoria de imprensa, com Lilian Ambar, Karin Hetschko e Ralph Lennerman nos fones: (11) 3644-6928, 3641-8530 ou 8202-6949.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.