FURTOS RESPONDEM POR MAIS DE 50% DAS PERDAS NO VAREJO BRASILEIRO
Os novos dados são da 7ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro realizada pelo Provar e pela Canal Varejo em parceria com a ABRAS, Fundação ABRAS e Nielsen
Os furtos internos e externos representaram 50,5% das perdas do setor em 2006, superando os 47% registrados no ano anterior.
Foram pesquisadas mais de 5 mil lojas nos segmentos de alimentação, farma, eletroeletrônico e supermercados.
Dezembro 2007 - Os furtos continuam sendo a grande dor de cabeça do varejo brasileiro e um dos principais motivos da diminuição da competitividade no setor. De acordo com a 7ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro - Edição 2007 (realizado em conjunto pela Abras, Grupo de Prevenção de Perdas Provar/FIA, Canal Varejo, Nielsen e ABF), os furtos internos e externos somados representaram 50,5% das perdas do setor em 2006, superando os 47% registrados no ano de 2005. No geral, o índice médio de perdas no varejo apurado foi de 1,86% (ano base 2006), representando um aumento de 0,12% ponto percentual em relação ao ano base de 2005, que ficou na casa dos 1,74%. Participaram do estudo 51 empresas, sendo quatro da área de alimentação (a maioria em fastfood), 10 do canal Farma, três do setor eletroeletrônico, 29 supermercados e cinco de outros segmentos, perfazendo um total de mais de 5 mil lojas pesquisadas.
De acordo com o levantamento do Provar, em 2006, os furtos internos declinaram dois pontos percentuais em relação ao ano anterior e atingiram 25,8%. No entanto, houve um crescimento de seis pontos percentuais nos furtos externos, que ficaram na casa dos 24,7% em 2006. Por setores analisados, as drogarias apresentaram uma taxa de furtos 64,2%. Já no segmento de alimentos, os índices apurados foram de 19,3%. No supermercadista, a taxa chegou a 36,7%.
“Esses índices demonstram que apesar dos esforços do varejo, essa é uma questão muito séria e que tira a competitividade de um setor onde as margens de ganho já são reduzidas. Portanto, é preciso pensar nesse problema de forma mais ampla, combinando estratégias para intensificar a vigilância nos estabelecimentos, apostando em treinamento de pessoas, adotando sistemas eletrônicos de vigilância eletrônica, enfim, fechando o cerco contra os furtos para aumentar a lucratividade”, analisa Meire Soares, Gerente de Marketing da Plastrom Sensormatic (www.sensorbrasil.com.br), empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo.
Combate - No combate às perdas, conforme revela a pesquisa , os CFTV (Circuito Fechado de TV) são os grandes campeões entre as soluções adotadas pelo varejo. 71,5% das empresas pesquisadas disseram utilizar o equipamento, seguida de alarme de acesso, com 70,9%. Outras formas de prevenção, como uso de etiqueta eletrônica acústico magnética, etiqueta eletrônica de rádio-frequência e etiquetagem na origem correspondem a 8%, 20,4% e 14,3%, respectivamente.
Um dos setores que mais lançam mão de sistemas eletrônicos de vigilância são os supermercado. Os CFTV são utilizadas em 89,7% das empresas do segmento, de acordo com a pesquisa do Provar/FIA. Para muitos supermercadistas o equipamento se revela um aliado fundamental na incessante busca pela redução de perdas por furtos.
“Em termos de prejuízos, os furtos internos e externos representam 30% da perda geral da empresa. Com a implantação do sistema, o índice de furtos diminuiu em 60%”, destaca Attilio Domenico Rondinelli, diretor de expansão e prevenção de perdas do Supermercado Modelo, de Mato Grosso, com 14 lojas, 13 das quais protegidas.
Um dado curioso acontece com as Drogarias. Elas utilizam CFTV (70%) tão amplamente como lançam mão dos espelhos (70%) para prevenir furtos. No caso dos eletrônicos, por incrível que pareça, a utilização de sistemas eletrônicos como CFTV é zero. Já com relação aos produtos de alto risco (PAR), a armazenagem em área controlada por maior monitoramento de CFTV é um procedimento adotado por 92,9% do segmento supermercadista e 55,6% em drogarias.
A falta de adoção de sistemas de segurança em várias lojas do varejo ainda tem feito com que produtos de alto risco, tais como pilhas, protetores solares, entre outros, sejam mantidos em uma área segregada, sendo necessário chamar um funcionário para retirá-lo do confinamento quando o consumidor quiser adquiri-lo. Essa prática diminui a competitividade, pois muitas vezes o cliente não tem paciência ou acha muito trabalhoso o procedimento e deixa de comprá-lo. Para se ter uma idéia de como é importante os produtos estarem expostos à mão do consumidor, segundo o NEO (Núcleo de Etiquetagem na Origem), a etiquetagem na origem, com os produtos já saindo de fábrica protegidos, é capaz de reduzir de 20% a 30% os custos operacionais dos varejistas e aumentar as vendas em até 40%.
FURTOS
Segmento
Furtos Internos
Furtos Externos
Drogarias
33,9%
30,3%,
Alimentos
7,7%
11,6%
Supermercadista
16,6%
20,1%.
Eletroeletrônicos
25,6%
20,3
Sobre a Plastrom Sensormatic - (www.sensorbrasil.com.br)
Fundada em 1987, a Plastrom é uma empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo. Em 1991, firmou uma joint-venture com a norte-americana Sensormatic (líder mundial no segmento), formando a Plastrom Sensormatic. Ao longo dos últimos 16 anos, a Plastrom Sensormatic alcançou a liderança no segmento de segurança eletrônica, com 80% de participação de mercado, tendo como clientes empresas dos mais diversos segmentos da indústria e varejo no Brasil, entre elas Wal-Mart, Carrefour, CBD, COOP, Balaroti, Lojas Americanas, Marisa, Pernambucanas, Centauro, Richards, Fox Home Entertainment, Renner, ZARA, Telhanorte, Ponto Frio e Livraria Siciliano.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PLASTROM SENSORMATIC
Versátil Comunicação Estratégica – www.versatilcomunicacao.com.br
Silvio Tanabe (silvio@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 6832-5509
Flávio Nishimori(flavio@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 6832-5505
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.