segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Saudades do Paraíso

“O desejo de se libertar dos conflitos, do sofrimento e da privação é um sonho humano eterno de grande poder emocional. É o sonho da felicidade total, incorporado em quase todas as culturas na forma do mito do Paraíso.” Assim o reconhecido analista junguiano Mario Jacoby inicia o singular estudo interdisciplinar sobre os arquétipos do Paraíso na obra Saudades do paraíso – perspectivas psicológicas de um arquétipo, que chega às livrarias de todo Brasil com o selo da PAULUS Editora.

Partindo da discussão da conexão psicológica entre a idéia do Paraíso e a decisiva influência da relação mãe-filho no desenvolvimento da criança (I parte), o autor analisa o relato bíblico do Paraíso e da Queda (II parte) e compara vários mitos e lendas que prometem um futuro estado paradisíaco à potencialidade curativa descrita no processo junguiano de individuação (III parte). Estudos de casos a partir de sua prática clínica revelam uma necessidade profunda de bem-estar em face da desarmonia universal.

“Este livro, que a princípio se concentraria no processo terapêutico, arrisca-se a circungirar e a refletir sobre algumas dimensões desse arquétipo”, afirma Jacoby. Desta forma, continua o autor, “o analista é compelido a se aventurar para além dos limites normais de sua competência profissional, entrando no reino da psicologia social, etnologia, fenomenologia das religiões, teologia, antropologia etc”.

Saudades do paraíso – perspectivas psicológicas de um arquétipo foi escrito com o rigor teórico e prático que exige o assunto. Da coleção Amor e Psique — que possui mais de 70 títulos acerca de temas da psicologia Junguiana —, a obra certamente trará novos horizontes para os interessados no assunto.

Mario Jacoby, Ph.D. em Psicologia, graduou-se no Instituto C. G. Jung de Zurique.

Serviço

Saudades do paraíso – perspectivas psicológicas de um arquétipo
Autor: Mario Jacoby
Acabamento: brochura
Formato: 13 x 20 cm – 288 páginas – R$47,00
Áreas de interesse: Psicologia,Ciências Humanas.
Público-alvo: psicólogos, professores e estudantes de Psicologia, Ciências Humanas, estudantes de outras disciplinas e interessados no assunto.



Ricardo Aretini — (11) 5087-3734 - assessor.imprensa@paulus.com.br
Simone de Maximo – (11) 5087-3742 - imprensa@paulus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.