segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Cooperação para recuperar estoques pesqueiros do São Francisco

Peixamento do rio nesta quarta marca acordo entre SEAP e MI para revitalizar bacias de Minas e Nordeste e promover a piscicultura; evento terá ministros Geddel e Gregolin

O Rio São Francisco recebe nesta quarta-feira (dia 12) 50 mil alevinos de peixes de espécies nativas que vão ajudar a recuperar seus estoques pesqueiros. O peixamento do rio acontece às 9h30, na jusante da Barragem de Três Marias, em Minas (próximo à Estação de Hidrobiologia e Piscicultura da Codevasf), com a presença dos ministros Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), e Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, além da diretoria da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba.

A ação marca a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre SEAP e MI para a implementação de um programa de recuperação dos recursos pesqueiros e desenvolvimento sustentável da aqüicultura nas bacias do São Francisco e do Jequitinhonha, em Minas, e na região Nordeste do Brasil. O foco do acordo de cooperação é a revitalização das bacias hidrográficas destas regiões e a estruturação da aquicultura (a criação de pescado) como alternativa à pesca.

Em seguida ao peixamento, acontece uma visita à Estação de Hidrobiologia e Piscicultura da Codevasf, onde os dois ministros assinam o acordo. Entre as metas do programa estão o apoio à estruturação de centros integrados de revitalização de recursos pesqueiros (para ampliar a capacidade de produção de alevinos e possibilitar monitoramento da qualidade de água) e a realização de peixamentos, além da execução de estudos e da recuperação de lagoas marginais, importantes em sua função de “berçários” de peixes. 

O apoio ao desenvolvimento da aquicultura familiar sustentável é outro ponto central do acordo. Está prevista a demarcação de parques aquícolas (que promovem, de forma ordenada, o uso das águas da União para a criação de pescado) e a capacitação dos pescadores e ribeirinhos na atividade. A valorização dos pescadores e aquicultores também integra o programa, com a criação de Centros Integrados de Pesca e Aquicultura, cursos de alfabetização Pescando Letras, telecentros e assistência técnica, entre outras ações.


Alevinos
Os alevinos foram produzidos na Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Três Marias, mantida pela Codevasf. Os peixes serão transportados até o rio em quatro caminhões e soltos pelos ministros, pescadores artesanais e crianças de escolas da região. São alevinos de matrinxã, pacu, piau verdadeiro e outras espécies.


Com o início do período de piracema, em novembro, estão sendo realizadas as primeiras reproduções artificiais de peixes nativos da bacia do São Francisco. Assim, a partir de fevereiro devem ocorrer outros peixamentos, desta vez na Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Marcos Horostecki/Tatiana Beltrão | Imprensa/SEAP

Veja também o que publicamos sobre Pesca e Peixe