Secretário de Saúde João Franco apresentou novo modelo a conselheiros, líderes comunitários e vereadores. A aprovação foi total.
Durante reunião na última semana do Conselho Municipal de Saúde, que contou com a presença de vários presidentes de associações de bairros de Uberaba, líderes comunitários e vereadores, foi aprovado por unanimidade o novo modelo do sistema de saúde do município. O secretário de Saúde, João Franco, afirmou que o sistema será otimizado, com a intenção de privilegiar a atenção básica primária, com a prevenção de doenças.
Na opinião dele, é preciso desviar o atendimento de hospitais de alta complexidade. “Temos que ter um novo modelo, para que as pessoas não cheguem ao ponto de precisar de um hospital. Vamos desafogá-los com o novo modelo”, acredita.
De acordo com João Franco, nos três distritos sanitários em que Uberaba é dividido, ou seja, Abadia, Mercês e Boa Vista, haverá implantação deste modelo a partir do mês que vem.
O secretário informa que as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) se transformarão em USF (Unidades de Saúde da Família), que serão compostas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório, além das equipes de apoio mais voltadas para a área de administração, limpeza e vigilância.
Além das Unidades de Saúde da Família, terão, segundo João Franco, as USM’s (Unidades de Saúde Matriciais), compostas por coordenadores, médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, cirurgiões dentistas, técnicos em nutrição, além da equipe de apoio. “Teremos oito matriciais, sendo duas delas conveniadas com as universidades. Uma com a Uniube (Universidade de Uberaba) e outra com a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). As seis não conveniadas terão funcionamento das 7h às 22h, e as outras duas, das 7h às 17h”, diz.
Para João Franco, a estrutura oferecida hoje não atende adequadamente a sociedade, e por isto a intenção é fortalecer o atendimento com mais resolutividade. O secretário observa que em janeiro equipes serão readequadas e pessoas remanejadas, a fim de que o atendimento melhore.
Apresentado o novo modelo, depois de questionamentos para entender o sistema que será implantado, a aprovação foi geral. Os conselheiros municipais de Saúde do município foram unânimes. “Felizmente eles entenderam o quanto vamos avançar e aprovaram o projeto. Apesar de os presidentes de associações de bairros, líderes comunitários e vereadores, não terem poder de voto, também se manifestaram favoráveis”, comemorava João Franco.
O novo modelo já começa a ser implantado em janeiro, e a previsão é de que, até março de 2008 ele esteja atendendo com a resolutividade e objetividade esperadas.
Thereza Cristina – Pituca
Departamento de Comunicação (02/01/08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.