quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Atendimentos de urgência e emergência movimentaram UPA´s no feriado

O movimento nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) de Uberaba foi grande neste final de ano. A Unidade do São Benedito realizou no dia 29 de dezembro 195 atendimentos, sendo dois deles de urgência; dia 30, 152, sendo duas urgências e 13 atendimentos via Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); dia 31, foram 134, sendo oito encaminhados pelo Samu; e no dia 1º de janeiro, 136, sendo quatro via Samu. “É importante frisar o atendimento realizado por encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pois temos que interromper os atendimentos que fluíam normalmente, para dar atenção especial a estes pacientes que correm risco de morte”, observa o secretário de Saúde, João Franco.

O fluxo de atendimento na UPA Abadia não foi diferente. Somente na pediatria foram atendidas 298 crianças, e nas urgências odontológicas uma média de 40 por dia. O atendimento clínico para adultos também foi grande. Sábado, 29, foram 215; dia 30, 191; dia 31, 187, e no dia 1º de janeiro, 169. “Hoje (ontem), a procura também está grande. Até o momento, (10h de ontem), já atendemos 60 pessoas”, destaca João Franco.
Para o secretário, o grande presente do final de ano foi o fato de não ter ocorrido tumulto. “Apesar da correria, foi um feriado tranqüilo”, comemora.

No Samu, a média de atendimento diária realizada pela Unidade de Saúde Avançada (UTI Móvel) foi de 10, e da Unidade de Saúde Básica foi de 50 por dia. “Durante todo o mês de dezembro atendemos 10.437 pessoas, sendo que destas 2.220 foram orientadas no próprio local pelo médico de plantão”, destaca.

Na opinião de João Franco, o grande problema que o Samu ainda enfrenta são os trotes. Em dezembro, foram 1.146 trotes. “Vamos começar um 2008 mais conscientes. Muita gente pode morrer ou ter seqüelas graves, porque o atendimento de urgência pode não chegar a tempo pelo fato de estar em uma ocorrência que simplesmente foi inventada. Vamos acabar com os trotes, pois pode ser um parente destas pessoas que pode estar precisando”, alerta o secretário.


Thereza Cristina – Pituca
(Departamento de Comunicação – 02-01-2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.