segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Aula Inaugural marca início do novo curso de Pedagogia da Terra da UFSCar

Iniciativa faz parte do convênio entre a Universidade e o Incra, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Evento acontece amanhã, 15/1


O curso especial de Licenciatura Plena em Pedagogia (Pedagogia da Terra), um convênio estabelecido entre a UFSCar e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), começa suas atividades nesta terça-feira, 15 de janeiro. Em evento aberto ao público, será realizada uma Aula Inaugural, com a presença dos cordenadores do curso e professores envolvidos no projeto. Também estarão presentes os primeiros 60 alunos aprovados no processo seletivo, realizado no dia 25 de dezembro de 2007, e o Superintendente Substituto do Incra Guilherme Cirino.

A Aula Inaugural terá como convidada Maria Aparecida de Moraes, professora da Unesp e pesquisadora associada do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar. Moraes atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, principalmente nos temas Expropriação Camponesa, Exploração do Trabalho, Relações de Gênero e Agricultura. O evento será realizado às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, localizado na Área Norte da UFSCar.

O curso de Licenciatura Pedagogia da Terra terá duração de quatro anos. A UFSCar é a primeira universidade do interior paulista a assinar esse convênio com o Incra e a oferecer cursos aos assentados agrários. O principal objetivo é formar os alunos para atuarem com autonomia junto a seus pares na concepção, elaboração e implementação de projetos de ensino-aprendizagem, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito comunitário mais amplo.

Pedagogia da Alternância

A Licenciatura Plena em Pedagogia será ministrada utilizando o método de alternância. As aulas estruturam-se em períodos de tempo que os alunos passam na Universidade, alternados com outros períodos em que eles permanecem na comunidade, ou assentamento, de origem.

As diferentes atividades são desenvolvidas com apoio pedagógico dos responsáveis pelo curso, de forma que o aluno possa levantar situações vivenciadas na realidade familiar, buscar novos conhecimentos para explicar, compreender e atuar, partindo do senso comum para construir o conhecimento científico.

Pronera

O Pronera foi criado em 1998, por meio da reivindicação organizada dos movimentos sociais do campo, com o objetivo de desencadear um amplo processo de promoção da educação nos assentamentos da Reforma Agrária, através da elaboração e implementação de ações em todos os níveis de ensino.

Em 2001, o Programa foi integrado ao Incra. Desde então, o Pronera apresenta uma grande diversidade de ações em quase todos os Estados brasileiros, responsabilizando-se pela Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, formação continuada de educadores, Ensino Superior em diversas áreas do conhecimento e formação técnica profissional para Saúde, Comunicação, produção agropecuária e a gestão de assentamentos rurais, adotando metodologias e materiais didáticos adequados ao contexto sociocultural do campo.

Vários convênios já estão em andamento no País. Universidades federais da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, dentre outras, já possuem acordos com o Incra e oferecem cursos para estudantes oriundos dos assentamentos. Além do curso de Pedagogia, a Universidade vai oferecer também o curso de graduação em Agronomia.
Mais informações sobre a Aula Inaugural e o curso pelo telefone (16) 3351-8354.

Fernanda Maria Cicillini (16) 3351-8120

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

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