quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ceará planeja formar 'escola de governo'


Crédito: Secretaria de Turismo do Ceará / Divulgação

Fortaleza, 31/01/2008

Estado prevê capacitar 4.900 gestores para atuarem no planejamento de secretarias; iniciativa visa fortalecer orçamento participativo

SARAH FERNANDES
da PrimaPagina

Uma parceria entre o PNUD e o governo do Ceará prevê oferecer, durante três anos, cursos para 4.900 gestores públicos sobre administração de secretarias estaduais, com temas como planejamento, orçamento e compras. Parte dos funcionários a serem capacitados deve trabalhar no processo de elaboração do orçamento participativo do Estado, que começou a ser implantado neste ano.

As atividades, organizadas em forma de MBAs ou cursos à distância, devem começar no segundo semestre e beneficiar funcionários das 21 secretarias do Estado. As aulas são voltadas para servidores públicos que trabalhem em áreas como recursos humanos, compras, planejamento e licitações, segundo a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. O PNUD ficou responsável por contratar os professores e por ajudar a equipe do projeto a montar as aulas. A idéia é que, depois dos três anos, os cursos continuem a ser oferecidos, mas por escolas, universidades ou departamento ligado ao governo, segundo a secretaria.

Os funcionários que trabalharão no orçamento participativo aprenderão a organizar reuniões com representantes de empresas, prefeituras e do terceiro setor, a fim de recolher propostas para o plano plurianual. A previsão é que o orçamento do governo estadual para 2009 seja elaborado a partir dessas oficinas.

A elaboração e implantação dos cursos está orçada em R$ 5,4 milhões, a serem custeados por recursos do Banco Mundial e do próprio governo do Estado. O acordo de cooperação com o PNUD deve ser assinado na semana que vem. Além do Ceará, São Paulo, Maranhão e Distrito Federal também negociam parcerias com o PNUD para reformas na administração pública.

Fonte: PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.