A Secretaria Municipal de Saúde tranqüiliza a população araguarina em relação à febre amarela, haja vista que não existe surto da doença e nenhum caso confirmado em nossa região. Somente precisam ser vacinadas pessoas que não tenham sido imunizadas nos últimos 10 anos ou aquelas que irão viajar para áreas endêmicas. Portanto, não há necessidade de alarde nem correria.
Considerando que Araguari se localiza geograficamente em um ponto estratégico de ligação com o estado de Goiás e o Distrito Federal, o secretário municipal de Saúde, Edilvo Mota, requisitou ao diretor da Gerência Regional de Saúde, o reforço do estoque regulador de vacinas contra a febre amarela.
A vacinação deve ser feita regularmente, de acordo com o calendário vacinal. A imunização começa a fazer efeito após 10 dias e vale por 10 anos. Para receber a vacina, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando consigo o cartão de vacinas.
Contra-indicações
A vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças com menos de seis meses de idade e pessoas com alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Mulheres grávidas, em qualquer fase da gestação, devem ter sua situação analisada por um médico para cada caso na vigência de surtos.
Outra contra-indicação é para as pessoas portadoras de imunodepressão transitória ou permanente. Nestes casos, a imunodepressão pode ser provocada por doenças como câncer e infecção pelo HIV ou pelo tratamento com drogas imunossupressoras como corticóides e radioterapia.
Se a pessoa estiver com febre acima de 38 graus, é indicado que ela não seja imunizada naquele momento. Além disso, ao tomar a vacina, a pessoa só pode doar sangue após três meses.
Com relação aos indivíduos soropositivos para HIV e que se desloquem para áreas de risco de transmissão de febre amarela, há indicação da vacinação levando-se em conta a contagem de CD4 e carga viral. Ou seja, é necessário avaliar o quadro junto a um médico.
Eventos adversos, como dores de cabeça e musculares, febre baixa, diarréia e vômitos, só acontecem em no máximo 5% de pessoas vacinadas e podem começar entre o quinto e o décimo dia após a vacinação, durando um ou dois dias.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Araguari
Enivaldo Silva
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: (34) 3690-3172/ 3690-3242 / 3690-3054 / 8833-9749.
imprensa@araguari.mg.gov.br - www.araguari.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.