quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Concana 2008 amplia o conhecimento em bioenergia



Investidores e profissionais apostam no futuro promissor da energia limpa no mercado brasileiro. É notável a expansão da cultura de cana-de-açúcar e a crescente importância do setor sucroalcooleiro no país. A incorporação, cada vez maior, de várias regiões nesse setor causa grande interesse pelo assunto. Por isso, instituições do Triângulo Mineiro se unem para realizar o II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana – Concana 2008.



O evento, referência na tomada de decisões para os profissionais da cadeia produtiva da cana, vai reunir os melhores especialistas do setor entre 31 de março a 03 de abril no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba, MG. A solenidade de abertura será dia 30 de março. Os temas centrais são: Mercadologia (01/04), Meio Ambiente/Tecnologia (02/04), Logística/Inovação (03/04).



Em 2007 foram feitas 1682 inscrições no I Concana. O público médio das palestras foi de 1229 pessoas. O evento se consolidou com 80 parceiros e registrou a presença de comitivas dos Estados Unidos, Japão, Venezuela e Paraguai. Os organizadores acreditam que o II Concana será ainda melhor, pois vai mostrar as novas oportunidades e alternativas de faturamento que surgem das dificuldades do setor sucroalcooleiro.

Hoje, com uma oferta maior do que a demanda, os preços do setor estão deprimidos. Entretanto, o mercado é promissor. As previsões para o futuro são excelentes. Especialistas esperam que 2009 e 2010 sejam anos de bons lucros para quem investiu na cana, pois até lá o mercado externo deve se abrir.



Da cultura da cana-de-açúcar se utiliza o álcool, o açúcar, o bagaço e até a palha. O álcool ocupa grande escala no país, especialmente como combustível alternativo e complementar aos derivados do petróleo. Já o açúcar ocupa na alimentação humana e na tecnologia de fabricação dos alimentos uma posição de destaque. A geração de energia elétrica nas usinas se dá a partir da biomassa, utilizando-se como matéria-prima o bagaço da cana. Além disso, pesquisas mostram que a palha da cana também é fonte de lucro. Novidades, como essa, serão apresentadas durante o evento.

Outra novidade do Concana 2008 é a apresentação de artigos técnico-científicos relacionados ao setor. As inscrições dos trabalhos podem ser feitas até 15 de fevereiro. “O sucesso está de volta” é o slogan do evento deste ano. A campanha está sendo feita pelo Grupo Publique.

As Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e sua mantenedora Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Associação de Produtores de Cana de Açúcar de Campo Florido (Canacampo) garantem o alto nível do Concana 2008, ao lado de dezenas de parceiros.

Mais informações no www.concana.com.br.


Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.