quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Diretores do IPHAN visitam Palácio dos Ferroviários para avaliação do complexo ferroviário



Diretores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão ligado à União, estiveram em Araguari na segunda feira (07), para realizarem uma avaliação dos patrimônios históricos do município. A visita preliminar teve fundamental importância para a cidade porque o prédio da antiga Estação de Estrada de Ferro Goiás tem grande possibilidade de ser tombado pelo Governo Federal, uma vez que já é patrimônio histórico tombado pelo Governo Estadual.

A avaliação de bens históricos também está sendo feita em outros estados com a finalidade de ser realizado um inventário. A partir deste trabalho o IPHAN pretende verificar quais patrimônios serão preservados e tombados ou quais prédios e terrenos podem ser arrendados, vendidos pelo governo federal. O IPHAN vai conhecer a utilização de todos locais históricos bem como suas condições atuais.

Para o diretor de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Clésio de Meira, a visita da equipe do IPHAN foi muito oportuna para Araguari, porque segundo ele, os diretores ficaram impressionados com a restauração do prédio que atualmente abriga a Prefeitura de Araguari e diversos departamentos da administração devido ao trabalho com dedicação que lá foi realizado de reforma e preservação.

Eles também ficaram surpresos com a arquitetura do local que mantêm sua forma original que foi construída em alto estilo e que já quase centenário. O conjunto tornou-se hoje em dia um local turístico, administrativo, histórico e cultural. “Os representantes do IPHAN ficaram encantados com a beleza do prédio do Palácio dos Ferroviários, com a grandiosidade do complexo da ferrovia e com toda a história relacionada aos ex-ferroviários que são aposentados e que ainda vivem em Araguari e que guardam recordações de uma época nostálgica e importante para a vida de cada um deles e para toda a região”, explicou o diretor.

De acordo com ele, o tombamento do prédio será muito válido e positivo para Araguari, pois vai ser uma valorização em nível nacional de um patrimônio histórico araguarino. A Rede Ferroviária que foi sede em Araguari, mas, trazida pelo estado de Goiás tem ligação direta com este referido estado, também com o estado de São Paulo e diversas regiões do Brasil. A Ferrovia foi responsável por transportar muitas pessoas de um estado a outro. Ainda trouxe à cidade muitos europeus que vieram morar em Araguari e região.

Clésio de Meira disse que a equipe do IPHAN voltará para fazer uma análise minuciosa e um levantamento, no qual eles poderão decidir quanto ao tombamento dos bens históricos de Araguari. No entanto, a primeira visita que foi de reconhecimento já deixou uma boa impressão nos diretores do Instituto que apreciaram as construções ligadas à ferrovia, entre as quais está o Centro Administrativo Municipal.

Vale lembrar que a Secretaria de Patrimônio da União tem o controle de móveis e imóveis nacionais, diferente do IPHAN que avalia prédios que pertencem aos municípios e estados do Brasil e que buscam conhecer as suas condições e utilizações atuais. O IPHAN possui departamentos em muitos estados no país. É o IPHAN de Goiás que verificará alguns terrenos desocupados em Araguari que pertencem à Rede Ferroviária Federal poderão ser vendidas e utilizadas pelo Departamento Nacional de Transportes (DNIT).

Em outros estados o inventário será feito também porque é meta do Instituto cuidar do destino de inúmeros prédios históricos do país. Com relação a comercializações ou se existem possibilidades de serem arrendados ou até tombados como patrimônios históricos nacionais.

Para o diretor de turismo o grande diferencial de Araguari foi a restauração realizada e acompanhada pelo governo municipal e as demais transformações ocorridas no local, o paisagismo e asfaltamentos nas ruas próximas entre outros cuidados e atrativos que levaram o prédio a se tornar um prédio turístico e cultural.

Rubiana Cristina 3690-3172
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: (34) 3690-3172/ 3690-3242 / 3690-3054 / 8833-9749.
imprensa@araguari.mg.gov.br - www.araguari.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.