quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Escritor baiano Roberto Leal é convidado do programa Literatura em Revista


Autor de “Cárcere de Poemas” apresentará a coletânea “Poieticontemporimas e versos”

FORTALEZA, 23/01/08 – A poesia baiana é foco do primeiro Literatura em Revista deste ano. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), o programa traz, no próximo sábado, 26, às 18h, o poeta, escritor e produtor cultural Roberto Leal Correia, autor, entre outros, de “Cárcere de poemas” e do livro de poemas étnicos “Perfume da Raça”.

Nesta edição do programa, Roberto Leal comenta suas obras mais conhecidas e apresenta o livro “Poieticontemporimas e versos”, uma coletânea com a participação de dez poetas baianos, e Na ocasião, haverá leitura e recital de textos, exposição de livros, diálogos com o escritor e sessão de autógrafos.

Para elaborar a coletânea, Roberto Leal fez um trabalho de garimpagem de novos valores literários, aproveitando publicações independentes e projetos dentro do Selo Editorial Òmnira, que mantém com recursos próprios.

“O objetivo é revelar novos precursores da nossa poesia contemporânea”, declara o escritor, que também coordena o projeto www.versos&contos.com.br, aberto a escritores de todo o Brasil interessados em participar de projetos literários.

Agitador cultural

Roberto Leal Correia atua no cenário cultural como articulista, produtor, cronista, contista e poeta. Também colabora em jornais e revistas do Brasil e do exterior, além de ser editor da revista de literatura Òmnira e presidente da fundação de mesmo nome, onde desenvolve ações sociais e de incentivo à leitura.

É organizador de dezenas de coletâneas em poesia e conto, e tem mais de 500 trabalhos realizados ao longo de 20 anos de carreira, alguns deles publicados em Portugal e nos Estados Unidos.

Também trabalhou como carcereiro da casa de detenção do Carandiru, em São Paulo, onde teve início o projeto que deu origem ao título do livro “Cárcere de Poemas”. O livro é um tributo à liberdade, um relato de casos verídicos e uma crítica aos regimes de opressão.

Poieticontemporimas

A coletânea “Poieticontemporimas e versos” homenageia o escritor santo-amarense Frank Romão, conhecido por seus contos de horror e poemas surreais, autor de “Psicodelismo, delírio e paranóia” e “O homem que fotografou a face de Deus”.

A obra tem apresentação do professor da Universidade Católica de Salvador, Marcelo Oliveira de Souza, com a participação dos poetas: Antônio Santana, Benjamim Nunes, Frank Romão (in memoriam), Margarida Nunes, Maria Theofila, Priscila Cerqueira, Roberto Leal, Rudival Rodrigues, Tatiana Deiró e Vinícius Cardoso.

Luciano Sá
assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste
(85) 3464.3196 / 8736.9232
lucianoms@bnb.gov.br

Um comentário:

  1. estou feliz em poder vÊ o amigo destacando o seu trabalho.gostaria que entrasse em contato comigo pelo o orkut aiume@cat.com.
    ass:Rogerio Evangelista ferreira.
    destinado a Roberto Leal Correa

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.