quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mexicanos conhecem os projetos zootécnicos da Fazu


Referência mundial em melhoramento animal e vegetal, graças à competência de seus professores, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu a visita de representantes do governo do México interessados nos projetos de ciências agrárias. A visita foi importante para iniciar os contatos de um futuro intercâmbio para que os filhos dos produtores rurais daquele país estudem Zootecnia ou Agronomia na Fazu e convivam num centro de excelência em melhoramento genético, que é Uberaba.

Os mexicanos estavam acompanhados de criadores de zebu, do Brasil. Eles conheceram vários projetos zootécnicos da instituição e se interessaram pelo projeto que trabalha com o melhoramento da raça Gir Leiteiro. No Campus Fazu, o grupo conheceu os laboratórios e o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU).

O presidente do Comitê Estadual de Gado de Carne e Leite do Estado de Michoacan do México, Francisco Javier Girón del Toro informa que está no Brasil para ver as técnicas de fertilização in vitro e projetos das empresas e instituições que são referência. Ele considera as técnicas do Brasil as melhores do mundo. “Para nós, existe a necessidade de atualizar a genética para competir no mercado nacional e vender animais nos EUA”, comenta.

Segundo o administrador rural, José Luis dos Santos Neto, que trabalha no México, o Comitê e a "Fundação Produz" se uniram para implantar um laboratório que possa atender 50 mil produtores mexicanos com a multiplicação de material genético de qualidade a um preço baixo. “Esses produtores fazem parte de 54 associações que o Comitê reúne, informa Neto”,

Além da Fazu, os mexicanos vão visitar várias empresas de Uberaba como: Alta Genética, Nova Índia, ABS Pecplan, Vitrogen, Fazenda Mata Velha, Epamig.

Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.