23/01/2008 - 14:23
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa nesta quinta-feira (24/01), em Brasília, da abertura do “Programa Integrado de Emergência para a Promoção de serviços Sócio-Sanitários para Mulheres, Adolescentes e Crianças em Condições de Vulnerabilidade”. O ministro dividirá a mesa com o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o ministro Paulo Wagner de Miranda, da Coordenação Geral de Cooperação Técnica Recebida Bilateral Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O programa é desenvolvido, desde 2000, pelo governo da Itália em parceira com instituições do terceiro setor brasileiro (organizações privadas sem fins lucrativos). O objetivo é promover os direitos fundamentais dos grupos em situação de vulnerabilidade social (especialmente mulheres e crianças), por meio do combate à violação desses direitos e contra a situação de pobreza e exclusão social no qual se encontram.
Em 2006, a Embaixada da Itália no Brasil convidou o MDS a participar do programa de emergência para ações de proteção a crianças e jovens, além de fortalecer a gestão integrada das políticas sociais, com especial foco nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O projeto encontra-se, atualmente, em processo de aprovação em Roma (capital italiana). Se aprovado, os municípios de Pesqueira, Recife (PE), São Sebastião, Gama e Samambaia (DF) devem receber um milhão de euros (R$ 2,6 milhões) do governo italiano.
Desde 2000, a Itália já investiu 5,3 milhões de euros (aproximadamente R$ 11 milhões) para financiar 50 iniciativas do programa. Somente entre os anos de 2006 e 2007, mais de 9,8 mil crianças e adolescentes brasileiros foram beneficiados. Atualmente, a regiões atendidas são: Palmas (TO); Pesqueira e Recife (PE); Petrópolis (RJ); comunidades indígenas Guarani (MS); e comunidades caboclas ribeirinhas do Rio Tapajós (AM).
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também participa do convênio entre o governo brasileiro e quatro regiões italianas (Marche, Úmbria, Toscana e Emilia-Romagna). A cooperação trabalha pela geração de trabalho e renda, desenvolvimento local e gestão integrada de políticas na Baixada Fluminense (RJ) e no Piauí. .
Serviço: Abertura do “Programa Integrado de Emergência para a Promoção de serviços Sócio-Sanitários para Mulheres, Adolescentes e Crianças em Condições de Vulnerabilidade”
Data: 24/01/2008 (quinta-feira);
Local: Palácio do Planalto – Salão Leste;
Horário: 9h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.