Euler (Publique), João (coordenador Concana), Luís Custódio (Siamig e Sindaçúcar) e Fábio (Fundagri)
“É preciso esclarecer as verdades e as mentiras da cadeia da cana-de-açúcar”, disse o presidente do Siamig e Sindaçúcar (Sindicatos da Indústria da Fabricação do Álcool e da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais) - Luiz Custódio Cotta Martins, aos organizadores do Concana 2008 (II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana).
Esta semana, Custódio participou de uma reunião com organizadores do Concana, na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). De acordo com ele, o Congresso é um momento oportuno para a sociedade debater e tirar suas dúvidas. “A população do Triângulo Mineiro, principalmente de Uberaba, precisa conhecer melhor o setor, já que na região estão localizadas várias usinas”, ressalta. O presidente prevê que o município esteja no centro do álcoolduto.
Custódio contribuiu com a construção de temas e sugeriu alguns especialistas para ministrarem palestras no Concana. Para ele, sem um esclarecimento direto da opinião pública para todos os seguimentos da sociedade, a imagem do setor sucroalcooleiro pode ficar distorcida. “Sentimos até um pouco de culpa por não informar à sociedade que existem muitos mitos no setor relacionados à monocultura, aos problemas de exploração do trabalhador, habitação, entre outros. O Congresso é uma oportunidade para esclarecer esses assuntos”, diz.
Segundo o coordenador geral do Congresso, João Machado Prata Júnior, disponibilizar informações para a sociedade participar do crescimento do setor, escolhendo e interagindo nesse processo frente às usinas é a missão do Concana. “No nosso entendimento esse crescimento é um ganho para região e uma evolução socioeconômica que o próprio mundo moderno exige”, comenta. O coordenador acrescenta que “é preciso colocar em xeque qual o modelo que a sociedade quer”.
De acordo com o presidente da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), Marco Túlio Barbosa, o apoio de parceiros fortes, como o Siamig e o Sindaçúcar, na construção de temas, é essencial para qualidade do evento. “Esta troca de opiniões comprova a preocupação dos organizadores em garantir o alto nível do Congresso, das palestras, dos palestrantes”, afirma.
O Concana acontece de 31 de março a 03 de abril no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, na ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). A Fazu/Fundagri, a Uniube (Universidade de Uberaba) e a Canacampo (Associação de Produtores de Cana de Campo Florido) garantem o alto nível do Congresso ao lado de dezenas de parceiros.
Mais informações www.concana.com.br.
Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.