quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pós-graduação em Geração de Energia profissionaliza o setor energético do país


girassol - matéria prima do biodiesel

No final de 2007, o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner disse que os postos de abastecimento de combustíveis seriam obrigados a vender o óleo diesel adicionado com 2% do biodiesel (B2). A nova regra começou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano. Ela foi estabelecida pela Resolução nº 5 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), de 8 de outubro de 2007, com base no artigo 2º da Lei nº 11.097/2005.

Para acompanhar o crescimento desse setor e capacitar os profissionais que atuam na área, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferece um curso de pós-graduação inédito no Brasil: a especialização em Geração de Energia. As aulas da primeira turma começam em março deste ano. O curso possui um projeto atualizado para que os profissionais atuem nesse segmento com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento da economia nacional e internacional.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Fazu, Roberto Finzer, a grande vantagem de utilizar o biodiesel é o fato desse combustível não conter compostos de enxofre, proporcionando uma queima limpa. “É um combustível renovável e não contribui para o efeito estufa, pois o gás carbônico emitido em sua combustão é absorvido por fotossíntese da própria planta que gerou o óleo”, explica. Para Finzer, as pessoas vão sentir a diferença desse combustível no ar e na economia brasileira, por ele poluir menos e ser produzido, totalmente, no Brasil.

O Brasil, apesar de ser auto-suficiente em petróleo e exportar gasolina, ainda importa diesel. Mas, isso começa a ser revertido com a adoção do biodiesel. De acordo com economistas, a mistura de 2% já é suficiente para cortar cerca de um terço da importação de diesel, o que representa uma economia anual da ordem de US$ 400 milhões nas contas externas do país. A expectativa é de que em 2013, quando a mistura for de 5%, a importação será reduzida a cerca de um terço do que é importado hoje.

O país possui diversas matérias–primas que podem ser utilizadas na produção do biodiesel como: sementes de soja e de algodão, pinhão manso, dendê, milho, mamona, arroz, canola, coco, girassol, amendoim, entre outras.

Informações sobre a Especialização em Geração de Energia no 0800 34 30 33.

Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.