O Seminário Internacional sobre a Tortura, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2008, tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre a tortura e seus mitos. Dois fatores simultâneos motivam a realização deste seminário: 1) o retorno da discussão sobre a "eficácia" da tortura, ainda que em determinadas condições como, por exemplo, a "guerra contra o terror", onde diante de um perigo iminente a tortura seria justificada para extrair informações que poderiam evitar danos maiores (argumento da "ticking bomb"); 2) a sobrevivência da tortura, mesmo vinte anos após o retorno à democracia, no interior das instituições brasileiras que deveriam garantir o cumprimento da lei. Destaca-se ainda aqui que, na atual democracia brasileira, a tortura não apenas persiste, mas coexiste juntamente com inúmeras outras violações aos direitos humanos.
A possibilidade da democracia se consolidar diante de tantas violações tem sido o foco do programa de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e, neste contexto, a recente discussão sobre a tortura parece ter primordial importância para as discussões a respeito do futuro da democracia e dos direitos da pessoa humana. Ainda mais, quando se considera que a condenação, quase universal do uso da tortura passou, após os atentados de 11 de setembro, a ser questionada e o que parecia ter sido apagado do discurso público, resultado de todos os acordos, convenções e tratados assumidos pelas principais democracias durante os últimos séculos, passou, de algum modo, a suscitar dúvidas a respeito de sua aplicação universal. Além disso, este debate, sem dúvida nenhuma, também causa impacto no plano local, principalmente no interior das instituições que resistiram à erradicação de tais práticas que, freqüentemente, ainda são aqui aplicadas em "pessoas consideradas suspeitas".
É neste contexto que os pesquisadores do NEV reconhecem que é hora de promover um amplo debate intelectual sobre os mitos que alimentam e sustentam a prática da tortura, não somente em contextos brasileiros, mas também nas democracias sob a ameaça de ataques terroristas. Para promover esta discussão, este será o primeiro [1] de uma série de dois seminários com os seguintes propósitos:
1 – promover um debate esclarecido sobre a tortura e o impacto que a diminuição das restrições contra a mesma possam ter sobre a democracia;
2 – promover trocas entre instituições acadêmicas / pesquisadores nacionais e internacionais;
3 – encorajar as redes de contato das instituições acadêmicas Brasileiras a fim informar mais prontamente o debate público sobre estes assuntos.
[1] O Segundo seminário "A Prevenção da Tortura e Outras Formas de Violência: Agindo sobre as Causas Econômicas, Sociais e Culturais", será realizado juntamente com a "World Organisation Against Torture", previsto para o segundo semestre de 2008.
O Seminário acontecerá na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.
Entrada Franca*
PROGRAMA
25/02 – Segunda-feira - Sessão de Abertura
19:00
Palestra de Abertura
26/02 – Terça-feira
9:00 às 12:30
Paniel I – Medo e Tortura: Ética, valores e crueldade nos dias atuais
Dinah PoKempner - Human Rights Watch
Jean Maria Arrigo - American Psychological Association
David Sussman - University of Illinois at Urbana-Champaign
Moderador: Paulo de Mesquita Neto
14:00 às 17:30
Paniel II – Tortura e a guerra contra o terror: o mundo depois de 11 de Setembro
David Luban - Georgetown University
Henry Shue - University of Oxford
Fritz Allhoff - Western Michigan University
William Scheuerman - Indiana University
Moderador: Nancy Cardia
27/02 – Quarta-feira
9:00 às 12:30
Paniel III - Tortura e justiça criminal
Roy King - Institute of Criminology at the University of Cambridge
David DeBatto - retired U.S. Army Counterintelligence Special Agent
David Rodin - Diretor do departamento de Pesquisa de Uehiro Centre for Practical Ehtics da Oxford University
Moderador: Sérgio Adorno
14:00 às 17:30
Paniel IV – O legado da tortura para a democracia
Martha Huggins - Tulane University
Henrik Ronsbo - Rehabilitation and Research Centre for Torture Victims
Jessica Wolfendale - University of Melbourne
Moderador: Emílio Delasoppa
Sua presença é muito esperada. Seria uma grande satisfação tê-lo em nossas apresentações. Em caso de dúvidas, favor encaminhar sua pergunta para:
tortureseminar@nevusp.org tortureseminar@nevusp.org
Bruno Bueno Quirino de Souza
Assessor de Imprensa
NEV / USP
55 11 3091-4965
55 11 8947-5557
imprensa@nevusp.org / nev@usp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.