quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Sociedade Civil e Políticas Públicas
PAULUS EDITORA LANÇA OBRA QUE ANALISA A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
O Brasil democrático é conhecido por suas instituições participativas e, a partir da Constituição de 1988, foi criada a participação da sociedade civil nas áreas da saúde, assistência social, política urbana, entre outras. Por isso, é fundamental o trabalho dos conselhos que atuam no estudo e na decisão sobre diversas áreas das políticas públicas.
Para contribuir com a construção da cidadania democrática no Brasil a PAULUS Editora lança o livro Controle social de políticas públicas - caminhos, descobertas e desafios, organizado por Dalila Maria Pedrini, Telmo Adams e Vini Rabassa da Silva.
Leonardo Avritzer, doutor em Sociologia e colaborador da obra, espera que o livro Controle social de políticas públicas possa ajudar no aperfeiçoamento das instituições participativas no Brasil. “Para que a cidadania avance mais fortemente no processo de elaboração de políticas sociais, é preciso que as formas de controle público sejam mais ativas e que a sociedade civil seja capaz de ter uma agenda propositiva de ampliação dos direitos sociais”, afirma.
Controle social de políticas públicas - caminhos, descobertas e desafios é um trabalho realizado em conjunto por uma equipe de pesquisadores e profissionais que atuam em algumas universidades do país e da Cáritas Brasileira (organismo da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A obra apresenta nove artigos que abordam e analisam alguns pontos importantes das políticas públicas como, por exemplo, o controle social e a fragilidade da sociedade civil, as políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, a justiça social, entre outros.
Dalila Maria Pedrini, doutora em Serviço Social pela PUC/SP, é professora do curso de especialização em movimentos sociais, organizações populares e democracia participativa da UFMG/Cáritas Brasileira. Participa de várias redes e fóruns nacionais e internacionais da sociedade civil que atuam na defesa de direitos, no controle social e nas mobilizações cidadãs.
Telmo Adams, graduado em Filosofia, com especializações em pastoral popular e cooperativismo, mestrado em Serviço Social, doutorado em Educação, é professor visitante do curso de especialização em gestão de pessoas da UCPel e de cooperativismo da UNISINOS. Atua em projetos de sistematização e pesquisa.
Vini Rabassa da Silva, doutora em Serviço Social, ex-vice-presidente da Cáritas Brasileira, é professora do mestrado em Política Social e pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da UCPel. Autora do livro Serviço Social, movimentos comunitários e cidadania e organizadora do livro Conselhos municipais e poder local.
Serviço
Título: Controle social de políticas públicas – caminhos, descobertas e desafios
Organizadores: Dalila Maria Pedrini, Telmo Adams, Vini Rabassa da Silva
Coleção: caminho, descobertas e desafios
Acabamento: brochura
Formato: 13,5x21 – 237 páginas – R$ 22,00
Área de interesse: Antropologia, Sociologia, Ciências Humanas
Público-alvo: antropólogos, sociólogos e estudantes da área de Ciências Humanas, disciplinas afins e interessados no assunto.
Simone de Maximo – (11) 5087-3742 - imprensa@paulus.com.br
Ricardo Aretini — (11) 5087-3734 - assessor.imprensa@paulus.com.br
Leia mais em:
Antropologia,
Ciências Humanas,
Editora Paulus,
livro,
Sociologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.