quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Conferência Mundial de Cidades


A CIDADE COMO ATOR PRINCIPAL

Conferência mundial discute, em Porto Alegre, as alternativas e o papel da Cidade nas transformações sociais.

Porto Alegre, 16 de Janeiro de 2008 - A capital gaúcha sediará, entre os dias 13 e 16de fevereiro, no Centro de Eventos da PUCRS, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21. O encontro reunirá mais de 500 intelectuais e personalidades de 30 países, que, em diferentes áreas, versarão sobre os inúmeros aspectos do desenvolvimento das cidades e apresentarão experiências que conjugam democracia e inclusão social.

Baseado em quatro eixos principais: Direito à Cidade: políticas locais sobre Direito e responsabilidade dos cidadãos; Governança e Democracia em Cidades: experiências inovadoras de gestão e participação democrática; Desenvolvimento Local em Cidades: processos de investimento em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede: a emergência das redes sociais e a cidade sustentável do futuro, o evento prevê mais de 280 atividades, ultrapassando 400 horas de debates, em quatro dias. A expectativa é que mais de 3.500 pessoas participem das discussões.

Promovida pela prefeituras de Porto Alegre e de Roma, Ministério das Cidades – Governo Federal, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades mobiliza mais de 30 instituições nacionais e internacionais que apóiam o evento, entre elas, as três principais agências da Organização das Nações Unidas - UNESCO, UN-HABITAT e UNDESA - Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.

O evento é voltado para gestores públicos, empresários, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e sociais, promotores governamentais e cidadãos engajados, e norteado por 40 questões-chaves criadas por um Comitê Científico formado lideranças de diferentes segmentos.

Uma programação intensa garante atividades das 9h da manhã, quando se realiza a Mesa de Abertura, em que especialistas apresentam seus estudos sobre o tema do dia, até às 21h, quando encerra a Conferência da Noite, em que os convidados respondem às questões formuladas pelo Comitê Científico. Ao longo do dia, oficinas, painéis, minicursos e call papers garantem a diversidade de olhares que buscam desvendar os caminhos e os desafios do Local em um novo projeto social Global.

Eventos Paralelos

Aproveitando a efeverscência de idéias e reflexões do momento, outros eventos de cunho internacionais e nacionais farão parte das atividades paralelas. São eles: Encontro Mundial da CARE Internacional; III Encontro Nacional de Secretários e Assessores Municipais de Relações Internacionais do Brasil; Fórum de Secretários de Administração Municipais (FONAC); Congresso Ibero-Americano sobre Prevenção à Violência; Lançamento oficial do Sistema Nacional de Informações sobre Cidades, pelo Ministério das Cidades.

Lançamento do Prêmio Cidades Inclusivas / Inclusive Cities Award

Durante a Conferência será formatado o Prêmio Cidades Inclusivas, uma espécie de Nobel das Cidades. A iniciativa conjunta e inédita das cidades de Porto Alegre e Barcelona, UN-HABITAT, UNESCO e CGLU tem por objetivo premiar cidades comprometidas com a inclusão de todos os seus cidadãos e não apenas as melhores práticas, políticas ou projetos. Para tanto, o projeto do prêmio, proposição dos critérios e regulamentos serão elaborados durante os quatro dias da Conferência por um Grupo de Trabalho composto por especialistas no tema, entre eles o secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cézar Busatto, um dos articuladores da Conferência.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site www.cdmc2008.com.br. Informações também podem ser obtidas na Secretaria Geral da Conferência, pelo e-mail cmdc@smgl.prefpoa.com.br ou pelos telefones (51) 3289.3840/3289.3841/3289.1627

Alguns conferencistas confirmados

Agustín Fernández de Losada Passols – Diretor de Relações Internacionais da Região Metropolitana de Barcelona, coordenador geral do Observatório de Cooperação Descentralizada da União Européia para a América Latina e autor de diferentes trabalhos vinculados às relações internacionais dos governos locais. Dirigente da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos (Barcelona / Espanha)

Alison Brown – Professora titular da Escola da Cidade e Planificação Regional, Universidade de Cardiff, Reino Unido, diretora do Mestrado Internacional de Planificação e Desenvolvimento. Assessora de planejamento urbano Centro de Pesquisa em Tecnologia, Infra-estrutura e Planificação Urbana e especialista convidada do projeto do UN Habitat / UNESCO sobre direito à cidade. (Cardiff / Reino Unido)

Anna Kajumulo Tibaijuka – Subsecretária Geral e Diretora Executiva do UN-HABITAT (Nairobi/Kenia)

Antanas Mockus – Diretor do Grupo Federici da Faculdade de Ciências da Universidade Nacional da Colômbia e da Corporação Visionários pela Colômbia..Ex-prefeito de Bogotá. Professor Associado da Faculdade de Ciências da mesma Universidade e Professor convidado na Universidade de Harvard, Robert F. Kennedy Visiting Professor no David Rockefeller Center for Latin American Studies. Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris VIII. (Bogotá/ Colômbia)

Bárbara Freitag – Doutora pela Universidade Técnica de Berlim. Ocupa a cátedra “Cidade e Meio Ambiente” na UNESCO. Inúmeras publicações em diversos campos. Coordena um projeto de pesquisa integrada (financiado pelo CNPq) que estuda a transferência das capitais brasileiras, em fase de conclusão. (Berlim / Alemanha)

Bernhard Müller – Diretor do Instituto Leibniz de Desenvolvimento Ecológico e Regional e professor de Desenvolvimento Espacial na Universidade Técnica de Dresden, Alemanha. Realizou amplos trabalhos sobre desenvolvimento urbano e regional sustentável. (Leibniz / Alemanha)

Bernardo Kliksberg – Assessor do Escritório Regional para América Latina e Caribe do PNUD – Programa da ONU para o Desenvolvimento. Entre suas obras mais recentes temos: “Más ética, más desarrollo”; “Ética y Economía”; “Hacia una Economía con Rostro Humano”; “El Capital Social. Dimensión Olvidada del Desarrollo”; “Toward an Intelligent State”; “Mitos y Falacias Sobre o Desenvolvimento Social”; y “Social Management: Some Strategic Issues”. (Washington /EUA)

Charles Duff – Presidente da Jubilee Baltimore, grupo sem fins lucrativos que tem reconstruído mais de 200 edifícios dos bairros históricos em Baltimore. Professor na Universidade Johns Hopkins e no Walters Art Museum. Autor de Antes e agora: Arquitetura de Baltimore, 2006, e Arquitetura de Baltimore (2004). (Baltimore / EUA)

Cláudio de Moura e Castro – Economista, escritor, mestre em Educação, Ph.D em Economia pela Universidade de Vanderbild, possui mais de 30 livros publicados e é articulista da revista Veja.(Brasil)

David de Ugarte – Economista, sócio fundador da Sociedade das Índias Eletrônica. Autor de diversos livros sobre a sociedade em rede. Um dos maiores especialistas em sociedade em rede da atualidade. (Madri / Espanha)

David Westendorff – Fundador e sócio da Urbanchina Sócios, especialista em planificação participativa no país. Trabalhou 10 anos no Instituto de Investigações das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD). Sua obra mais recente é "From Unsustainable to Inclusive Cities". Professor do Centro de Estudos da Moderna China da Universidade de Tsinghua .(Alemanha)

Felipe Pérez Martí – Mestre e Ph.D. em Economia, especialista em Macroeconomia, economia matemática, moeda y banca. Professor do IESA, pesquisa as seguintes áreas: Altruísmo y eficiência econômica, regulação financeira, política cambiaria, software livre e conhecimento livre, poder popular y eficiência administrativa, gerência participativa. Ex-ministro de Planejamento do Governo de Hugo Chavez. (Caracas / Venezuela)

George Mathew – Ph.D em Sociologia. Diretor fundador do Instituto de Ciências Sociais. Tem trabalhado intensamente no sistema de governo local (Panchayati Raj), na descentralização e na governabilidade local. Publicou vários livros sobre gestão pública local e é um colaborador habitual dos jornais e revistas nacionais. (Nova Deli / Índia)

George Matovu – Formado em Administração Pública, tem diversas especializações na área, é Diretor Regional da Associação para o Desenvolvimento Municipal da África Subsahariana. Possui ainda diversas publicações na área. (Harare/ Zimbabwe)

Guenter Dill – Doutor em Ciência Política, possui Estudos de Romanística, História, Sociologia e Filosofia. Diretor do Departamento de Política Internacional Municipal da Área de Cooperação Internacional da Fundação Konrad Adenauer. (Hamburgo / Alemanha)

Guido Bertucci – Atualmente é o responsável pelo Programa das Nações Unidas sobre Administração Pública, Finanças e Desenvolvimento, que promove boas políticas públicas, boa governança e uma administração pública eficiente e competente em todo o mundo. Foi laureado em Ciências Políticas e é Pós-Graduado em Administração na Universidade Católica de Milão. Diretor da Divisão de Administração Pública e Gestão de Desenvolvimento do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais – UNDESA (Nova Iorque/EUA)

Guillermo Efrain Tapia Nicola – Graduado em Ciências Publicas e Sociais, Doutor em Jurisprudência, advogado dos Tribunais da Republica do Equador. Secretario executivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Secretário Geral da Associação de Municipalidades Equatorianas. (Equador)

James Campbell – Leciona na Universidade de Toledo, Ohio. Autor de “The Community Reconstructs” (1992), “Understanding John Dewey” (1995), “Recovering Benjamin Franklin” (1999), e “A Thoughtful Profession: The Early Years of the American Philosophical Association” (2006). (Ohio / EUA)– Diretor do Doutorado em Administração de Negócios da Universidade do Texas

James S. Fishkin – Professor de Comunicação da Universidade de Stanford. Diretor do Institute for Communication Research e Center for Deliberative Democracy e presidente do Departamento de Comunicação. Ph.D. em Ciência Política e Filosofia. Autor de vários livros. (EUA)

Jan Soderqvist – Escritor, produtor de TV, editor e Colunista. Autor de Netocracy e de Global Empire. (Suécia)

Jerry Mallot – Como diretor executivo do Programa de Desenvolvimento Econômico da Cornerstone e Vice-Presidente Executivo da Câmara Regional de Comércio de Jacksonville, trabalha com todas as áres de recrutamento para negócios, desenvolvimento de comércio, negócios em geral e pesquisa. (Jacksonville/EUA)

Joan Prats – Doutor em Direito pela Antiga Universidade de Souborne em Paris e Doutor em Direito, Prêmio Extraordinário, pela Universidade Autônima de Barcelona. Atualmente é o Diretor Executivo do Institut Internacional de Governabilitat de Catalunya. Desenvolve atividade extensa como conferencista em congressos relevantes sobre Administração Pública, Governabilidade e Desenvolvimento Institucional. É autor de diversos livros e artigos no campo da Administração Pública, Governabilidade e Desenvolvimento Institucional. (Barcelona/Espanha)

Jonathan Lash – Bacharel pela universidade de Harvard, com mestrado em Leis pela Universidade Católica da América, presidente do Instituto de Recursos Mundiais desde 1993. Sob sua liderança, o instituto foi pioneiro no uso de tecnologias digitais para resolver problemas ambientais, impulsionou a comunidade de negócios a promover o desenvolvimento sustentável e criou mecanismos para fortalecer os grupos civis da sociedade. Diretor da World Resources Institute – WRI. (Washington / EUA)

Jules Patenaude – Sociólogo e urbanista, especialista em consulta e participação popular, tem coordenado o projeto Montreal Charter of Rights and Responsibilities e trabalha atualmente na sua implementação. No último ano, escreveu guias práticos sobre participação popular, publicados pela cidade de Montreal. Executivo da Prefeitura de Montreal. (Montreal / Canadá)

Kenichi Ohmae – Especialista em Planejamento Estratégico. Autor de mais de 100 livros, incluindo o famoso The Mind of the Strategist. É o fundador e diretor Administrativo da Ohmae & Associados. Ocupou variadas posições em prestigiosas universidades ao redor do mundo. Atualmente é Professor de Políticas Públicas na Escola UCLA, de Pesquisa publica e social. (Japão)

Ladislau Dowbor – Doutor em Ciências Econômicas, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. Autor de várias obras publicadas e numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social. (São Paulo / Brasil)

Larry A. Hickman – Diretor do Center for Dewey Studies e professor de Filosofia na Southern Illinois University Carbondale. (Illinois / EUA)

Leda Guidi – Diretora de projeto do Civic Network Service Iperbole / Internet. Diretora editorial do portal municipal, especialista, consultora e professora sobre redes cívicas/sociais, a nova mídia, processos de participação democráticos (e-democracy e e-gov). Artigos e trabalhos publicados sobre ICT, e-inclusion assuntos de gênero. (Bolonha / Itália)

Luiz Eduardo Garzón – Atual Prefeito de Bogotá. Em maio de 2001, como presidente da CUT, recebeu o Prêmio “George Meany-Lane Kirkland” de Direitos Humanos da AFL-CIO, organização sindical dos Estados Unidos. (Bogotá/Colômbia)

Marcello Balbo – Professor de Planejamento Urbano na Università Iuav di Venezia, Itália. Chefe do Programa Master em Desenvolvimento Urbano e Reconstrução. Coordenador do MIUrb / AL projeto sobre migração internacional cidades na América Latina e chefe da Cadeira da UNESCO sobre Inclusão Social e Espacial Internacional dos Migrantes. (Veneza / Itália)

Michael Shuman– Vice-presidente da Enterprise Development for the Training and Development Corporation in the United States. Diretor do Institute for Economic Empowerment for Village Foundation. Reconhecido por sua pesquisa sobre vantagens econômicas de negócios de pequena escala na era da globalização. (Washington / EUA)

Oded Grajew – Formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração de Empresas Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, integra o Conselho do Pacto Global (Global Compact), da Organização das Nações Unidas (ONU), e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão assessor do Presidente da República. Integra o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade. (São Paulo / Brasil)

Orhan Kaya – Médico, especialista em Saúde no Trabalho. Vice-prefeito de Participação e Cultura da Cidade de Roterdam. (Roterdam / Holanda)

Pierre Sane – Assistente do Diretor-Geral da UNESCO para as Áreas de Ciências Humanas e Sociais. Doutorado em Política, mestrado em Administração Pública e Políticas Públicas, e MBA da École Supérieure de Commerce et d'Administration des Entreprises de Bordeaux (France). Possui diversas publicações sobre os temas desenvolvimento e direitos humanos. (Paris / França)

Ramon Nicolau i Nos – Especializado em Função Gerencial da Administração Pública, atua hoje como secretário da prefeitura de Barcelona para Participação Cidadã. Foi vereador da Região Metropolitana de Barcelona. (Barcelona / Espanha)

Ricard Gomà i Carmona – Doutor em Ciências Políticas, mestre em Políticas Públicas e Mestre em Estudos Urbanos e Metropolitanos. Professor titular de Ciências Políticas na UAB. Membro da Equipe de Coordenação do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP-UAB). Vice-prefeito de Barcelona. Professor visitante em diversas universidades européias e latino-americanas. (Barcelona / Espanha)

Steven Berlin Johnson – Jornalista e escritor americano consagrado, autor de cinco livros, dentre os quais, "Emergência - A Dinâmica em Rede em Formigas, Cérebros, Cidades e Softwares". Colunista das revistas Discover Magazine, Slate, Wired, tendo sido agraciado com o título de Distinguished Writer In Residence da Universidade de Nova Iorque, foi co-fundador da webzine Feed Magazine e recentemente anunciou um novo serviço on-line: outside.in.(Nova Iorque/ EUA)

Os palestrantes estão disponíveis para entrevistas por e-mail ou telefone.

Comitê Científico

O comitê científico é composto por: José Fogaça, prefeito de Porto Alegre; Augusto Franco, consultor da Prefeitura de Porto Alegre; Brigitte Colin, Executiva da Área de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO; Fernando Schüler, Secretário Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul; Guenter W. Dill, Consultor, ex-diretor da Fundação Konrad Adenauer; Klaus Frey, professor da PUCRS; Yves Cabannes, Consultor de Development Planning United University College London; Edésio Fernandes, Consultor de Development Planning United University College London; Arlindo Vilaschi, Executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Jaime Vásconez, Presidente do Centro Internacional de Gestão Urbana - CIGU; Makiko Tagashira; Oficial para Assuntos Sociais do Setor de Integração Social do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais – UNDESA; Michael H. Shuman, Diretor do Green Policy Institute; Jennifer Sara, Assessora do Banco Mundial – BIRD; David Westendorff - Consultor da UN-HABITAT, Centro de Estudos da Moderna China, Universidade de TSingthua; André Herzog, Assessor do BIRD; Joan Prats, Professor da Universidade de Barcelona; Ricard Goma i Carmona, Vice-Prefeito de Barcelona e dirigente da Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU; Patrício Vergara, Vice-Coordenador Geral da Red DETE-ALC; Jules Patenaude – Executivo da Prefeitura de Montreal; Luiz Cezar Queiroz Ribeiro, Coordenador do Observatório de Políticas Públicas e Gestão Municipal do Rio de Janeiro.

UFFIZI CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO – Fone: 51.3330.6636
Almir Freitas – (51) 9115.8656
almir@uffizi.com.br
Marlise Mattos – (51) 84153179
marlise@uffizi.com.br
Ingrid Holsback – (51) 81518832
ingrid@uffizi.com.br
Luisa Kalil – (51) 99612553
luisa@uffizi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.