quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Toxidade do plástico traz de volta Mamadeiras de Vidro

por Leandro Pignataro

As mamadeiras de vidro, durante décadas substituídas pelas de plástico, estão fazendo o caminho inverso. Milhares de consumidores nos Estados Unidos estão optando pelas mamadeiras de vidro. Este movimento começou com a divulgação do relatório “Toxidade das Mamadeiras” feito pelo instituto Environment California*. O relatório, que recebeu ampla cobertura da mídia norte-americana, demonstrou que, quando aquecidas, cinco das mais populares marcas de policarbonato – plástico transparente utilizado para fabricação de mamadeiras – liberam Bisfenol A.

O Bisfenol A (BPA) é uma substância que, mesmo em níveis baixos, pode provocar anormalidades e até câncer de mama e próstata, conforme demonstraram testes realizados com animais de laboratório. Também ficou demonstrado que o Bisfenol A pode antecipar a puberdade e estimular o ganho anormal de peso.

A Folha de S.Paulo do último domingo, dia 27 de janeiro, trouxe uma matéria intitulada Composto de plástico pode afetar função de glândulas. Segundo o artigo, cientistas e ambientalistas em todo o mundo estudam e contestam seu uso na fabricação do policarbonato plástico.

Assim, nunca é demais lembrar que o vidro é quimicamente inerte, além de proteger e assegurar a integridade dos produtos e ser 100% reciclável.

Para mais informações sobre possíveis riscos e alternativas:

www.environmentcalifornia.org/environmental-health/stop-toxic-toys/bisphenol-a-overview
www.ewg.org/reports/bisphenola/consumertips.php
*Fontes: San Francisco Chronicle. April 9, 2007 & Environment California, Environmental Working Group.

Leandro Pignataro é Gerente de Marketing da Owens-Illinois, uma das maiores fabricantes de vidro do mundo

CR COM. - CÁRMEN GUARESEMIN" - carmen@crcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.